Bingo: O Rei das Manhãs chega aos cinemas

Na última semana marcamos presença na pré-estreia de Bingo: O Rei das Manhãs, o filme é inspirado em Arlindo Barreto, mais conhecido como o palhaço Bozo.  Com estreia nesta quarta-feira, 24 de agosto, nos cinemas do Brasil. Bingo foi um nome fictício para bozo, o palhaço mais famoso dos anos 80, pela liberdade criativa, os produtores  preferiram não usar o personagem oficial.

O filme retrata a televisão brasileira, a cultura pop dos anos 80 e a história do sucesso que quase acabou em tragédia na vida de Arlindo, interpretado por Vladimir Brichta. A história aborda sobre os filmes de pornochanchadas e as tentativas mal sucedidas de fazer a novela do horário nobre. Porém, o ator conseguiu o auge ao ser esconder atrás da maquiagem e se transformar no palhaço irônico, o Bingo.

Carregado de nostalgia e a loucura que a tv transmitia na época, e no meio dessa loucura toda, conta a história do personagem que não conseguiu lidar com fama de ser um frustração de ser um famoso anônimo. Com isso, ele acaba caindo no mundo de festas, álcool e drogas, além de se o distanciar do filho, pelo fato de não poder revelar sua identidade.

O longa Bingo: O Rei das Manhãs é um verdadeiro clichê que narra a trajetória de ídolo infantil frustrado, com pitadas de humor ácido. Além de Vladimir como Bingo, conta com Leandra Leal como a produtora do programa infantil, Emanuelle Araújo como Gretchen, Pedro Bial como um produtor da emissora rival, Tainá Müller e uma participação especial de Domingos Montagner, ator que faleceu em setembro de 2016. Aliás, a preparação de Vladimir para viver o palhaço contou com a ajuda dele e Fernando Sampaio, criadores da La Mínima, companhia de teatro com origem circense.

Com estreia na direção de Daniel Rezende indicado ao Oscar por “Cidade de Deus” e premiado montador de “Tropa de Elite 2”, “Diários de Motocicleta”. Conta com roteiro de Luiz Bolognesi (“Bicho de Sete Cabeças”, “Uma História de Amor e Fúria” e “As Melhores Coisas do Mundo”) e com fotografia de Lula Carvalho (“As Tartarugas Ninja”, “Robocop”).

A classificação indicativa de Bingo – O Rei das Manhãs  não recomendado para menores de 16 anos.  O longa é uma produção da Gullane em associação com a Empyrean e distribuição Warner Bros. Pictures.

Nossa opinião sobre o filme

Bingo: O Rei das Manhãs é uma comédia que mistura drama e a biografia de Arlindo de maneira forte. A obra emociona, principalmente com a busca do ator para se reinventar na profissão e atingir o sucesso. Com um roteiro que não nos deixa perceber a duração de quase duas horas de história. E com uma trilha sonora admirável com hits da época, além de uma fotografia que nos faz entrar de cabeça no filme principalmente nos momentos de delírio e conflito de Bingo versus Augusto.

Há cenas fortes, não é à toa a classificação indicativa do filme, até porque realmente o palhaço entrava em cena muitas vezes drogado ou bêbado. No auge do palhaço com as crianças o faz esquecer a principal criança da sua vida, o filho. E, é aí que a trama ganha cenas fortes e das quais nos faz querer se emocionar com carreira conturbada do ator.

O enredo é surpreendente e exalta os anos 80 e a cultura pop de maneira gloriosa, é um filme nacional para ninguém botar defeito. E nos leva uma viagem nostálgica a infância.

Post Author: Sil Vasconcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *