Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)

“Morro dos Ventos Uivantes é o nome da mansão do sr. Heathcliff. Na verdade, a ventilação deve ser constante ali, é fácil imaginar-se o vigor com que sopra o vento norte pela excessiva inclinação de alguns abetos que crescem nas proximidades da casa e por uma fila de espinheiros todos voltados na mesma direção, como que implorando a esmola do sol. Felizmente, o arquiteto teve a previdência de construir uma casa muito sólida: as janelas estreitas estão profundamente encravadas nas paredes e os cantos protegidos por grandes juntas de alvenaria.”

Um livro que pode parecer ter tudo para ser massante, mas é bem tranquilo e capaz de prender a atenção de seu leitor até o fim. “O Morro dos Ventos Uivantes” é uma história de amor e vingança também.

O livro começa com Lockwood indo a uma visita para conhecer o locador de sua nova casa, vizinho, e morador de O Morro dos Ventos Uivantes. Heathcliff não é uma das pessoas mais agradáveis de se conhecer e lidar, pois tem uma personalidade difícil e é bem grosseiro. Assim como os outro moradores, que logo revelam que não se dão tão bem entre si.

Durante uma outra visita, Lockwood acaba por ter que ficar preso no Morro dos Ventos Uivantes devido ao mau tempo e a má vontade de seu senhorio liberar uma companhia para guiá-lo de volta. Durante a noite, tem um sonho bem estranho, e perturbador, que mexe muito com ele, fazendo com que não espere o tempo melhorar para ir embora, o que o deixa de cama por alguns dias.

Enquanto não pode sair, Lockwood conta com a companhia de sua governanta, Ellen Dean, que conhece O Morro dos Ventos Uivantes melhor do que qualquer pessoa, inclusive seus atuais moradores. Assim, ele pede que ela lhe conte tudo que sabe sobre aquela família e principalmente sobre Heathcliff.


Earnshaw, antigo dono da residência, trouxe para casa depois de uma viagem o pequeno Heathcliff, após encontrá-lo abandonado na rua. Nada se sabe antes dele ser encontrado e levado para sua nova casa e família.

O enorme carinho que o garoto recebia do pai da família não era bem recebido pela esposa e seu filho Hindley, diferente de Catherine, a quem ele acaba criando uma enorme afeição e virando um grande e inseparável companheiro.

Depois de muitos acontecimentos e da morte dos pais, Hindley assume o imóvel e passa a tratar Heathcliff como bem entende, maltratando-o e privando-o de tudo, que antes, graças ao pai adotivo, tinha direito, como os estudos.

Catherine se tornou uma mulher egoísta e Inflexível, e apesar de seu verdadeiro amor pelo velho e fiel companheiro, ela sabe que só terá um futuro melhor casando-se com outra pessoa, que no caso o escolhido é Edgar Linton, um homem rico e que faz todas suas vontades.


Quando ela decide se casar com Edgar, a quem Heathcliff odeia, ele deixa tudo para trás e vai embora sem avisar a ninguém para onde foi ou quando voltará. Alguns anos depois ele decide retornar para O Morro dos Ventos Uivantes, mas com o objetivo de se vingar de todos que causaram essa dor e essa separação entre ele e Catherine.

Os dois passaram a ter uma relação possessiva, o lado cruel de ambos vem a tona sem se importar em envolver outras pessoas e machucá-las para alcançar o objetivo desejado, tornando tudo uma loucura e prendendo o leitor para saber qual será o fim disso tudo. Onde essa loucura toda pode levar ? Catherine e Heathcliff ficarão juntos ? O que acontecerá com Lockwood após descobrir toda a verdade ? Qual a história por trás de seu amargo senhorio ?

 

Leia também:

Resenha: Doces de Cinema (Isadora Becker – com participação de Mariana Moura e Leonardo Dora)

Resenha: A hora da estrela (Clarice Lispector)

Resenha: A Maleta de Criaturas – Explore a magia do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam (Escrito por Mark Salisbury e Criado por Mina Lima)

 

Informações do livro

Autor: Emily Brontë

Editora:Nova Fronteira

ISBN: 978-85-209-2971-1

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *