Crítica de Creed II: filme estreia hoje nos cinemas

Por Jaqueline Oliveira*

A expectativa para que “Creed II” conservasse a glória dos clássicos de “Rocky Balboa” e sequência, era gigantesca. Afinal, superar uma franquia sobre superação, que não envolve apenas as cordas do ringue, mas vai muito além delas, seria um trabalho arriscado demais. E foi. Mas o resultado….

Uma das coisas mais legais em filmes sobre esportes é essa superação que, quase sempre, é base para o personagem principal. Desde superação física, mental, emocional, conflitos familiares… e presenciar isso dentro de um clássico, sem soar repetitivo, é de aplaudir. “Creed II”, com um elenco impecável, não supera seu antecessor, mas mantem o espírito da franquia, seu legado, ao passo que mostra o que de fato faz um vencedor.

Em sinopse, o filme apresenta “Adonis Creed”, filho do lendário “Apollo Creed”, entre obrigações pessoais e treinamento para a próxima grande luta, onde encara o desafio de sua vida: enfrentar um adversário com laços com o passado de sua família. “Rocky Balboa” está lá ao seu lado e, juntos, confrontam o legado que compartilham, questionam por que vale a pena lutar e descobrem que nada é mais importante que a família. Michael B. Jordan  assume o manto do personagem “Adonis” de forma exemplar. Encara o desafio e dá um show na interpretação.

Imagem – divulgação

Depois de 40 anos, Sylvester Stallone reprisa o mesmo personagem, “Rocky Balboa”, pela oitava vez no cinema. Com todos os holofotes voltados para si, Stallone conquistou uma indicação ao Oscar de melhor ator por  “Rocky – Um Lutador” (1976), que é base para Creed, com o personagem que havia criado, vivenciado, e com características pessoais, já que ele também é boxeador. O vínculo com o público foi imediato e emocionante. “Rocky” não é apenas um personagem de cinema, é uma marca para uma geração inteira e mais: é a personificação de um fictício na vida real. O astro foi ainda mais longe com “Creed – Nascido para Lutar” (2015), e recebeu sua segunda indicação ao Oscar como ator. Agora, no auge de seus 72 anos, o roteirista Stallone que é uma das  quatro mãos que assina o roteiro de “Creed II” fortalece o elo com a série “Rocky”, trazendo de volta à cena o maior adversário físico de seu personagem: o russo Ivan Drago (Dolph Lundgren), de “Rocky IV (1985)”.

Imagem – divulgação

O filme nos deixa claro o que significou a derrota para Ivan Drago, o quanto abalou sua vida pessoal, e, agora,  recebe a chance de dar a volta por cima com seu filho Viktor Drago, interpretado pelo, também, boxeador Florian Munteanu. A troca de olhares, os diálogos silenciosos entre Balboa e Drago são tão gratificantes, que  traz a este reencontro a emoção envolta numa vibrante melancolia. Um presente para o espectador.

Imagem – divulgação

Creed II, não é apenas um filme sobre luta, sobre o boxe, mas sobre autoconhecimento e diretrizes que estão na jornada de qualquer competidor: necessário entender onde erra e melhorar. Se superar não só como lutador, mas como pessoa. É sobre não desistir e não, somente, vencer.

Caple Jr. dirige a partir de um roteiro original escrito por Stallone baseado nos personagens da franquia Rocky. O filme é produzido por Irwin Winkler, Charles Winkler, William Chartoff, David Winkler, Kevin King-Templeton e Stallone. Coogler, Jordan e Guy Riedel serão produtores executivos.

Ficha Técnica

Título Creed II (Original)
Ano produção 2018
Dirigido por Steven Caple Jr.
Estreia
24 de Janeiro de 2019 (Brasil)
Duração 130 minutos
Classificação  14 – Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero
Ação Drama
Países de Origem
Estados Unidos da América

Para saber mais sobre cinema, acesse aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *