Vozes Mundanas

Exposição Vozes Mundanas na Galeria Emmathomas em SP

Em cartaz na Galeria Emmathomas, a exposição Vozes Mundanas, mostra inédita do artista Mundano que apresenta um muro que separa o mundo real de um fictício. De um lado, a tinta cinza em alusão às vozes e cores caladas nas ruas de São Paulo. Do outro, telas, esculturas, objetos e instalações de cores vívidas e pulsantes, ruídos que fazem referência a uma série de problemáticas da atualidade: dos impactos ocasionados pela crise de água à questão dos refugiados em diversos pontos do globo. É esse o tom de Vozes Mundanas, que tem curadoria de Ricardo Resende.

O artista reúne cerca de 40 trabalhos entre telas, esculturas e obras interativas que refletem problemas sociais,
políticos e ambientais da atualidade.

À frente do espaço, uma escultura de dois metros, construída com extintores e botijão de gás. É ela que recebe o público, prestes a cruzar o Muro Social, obra de grandes proporções que delimita a mostra.

Se de um lado a cidade mostra-se como um ambiente frio, quase asséptico, do outro, o caos insere o visitante em um universo lúdico, suscitando uma série de questionamentos. Por meio dos trabalhos que compõem a exposição, Mundano propõe uma pausa para conscientização e convida o público para a resistir em prol da preservação ambiental e por causas ligadas aos direitos humanos.

Vozes Mundanas
Foto: Reprodução

O corpo da obra de Mundano surge de peças e instrumentos de reuso que ele mesmo encontra nas ruas ou daquilo que os catadores de materiais recicláveis oferecem a ele. Dessa busca, o reaproveitamento de insumos como livros que datam 100 anos ou mesmo revistas descartadas que, nas mãos do artista, se transformaram em colagens que tratam do desperdício.

Figura quase onipresente na exposição, o megafone, recurso bastante comum às manifestações sociais, é representado em diversas obras, ora ampliando a voz das mulheres, ora salvando dezenas de refugiados à deriva. O objeto aparece também em Panelofone, obra que faz referência aos panelaços, tão presentes em manifestações não só no Brasil e que atualmente caiu em desuso.

O espaço expositivo será ainda ocupado por uma série de sons e vozes que reforçam o tom de protesto que permeia a mostra. Os áudios que vão ecoar em meio as obras são dos mais diversos momentos da história, da ditadura militar às recentes manifestações dos caminhoneiros. A trilha também abrange manifestações indígenas, marchas religiosas, de estudantes e professores em luta por seus direitos – todas essas vozes serão amplificadas durante a exposição.

Nascido em São Paulo, Mundano é reconhecido mundo afora por seu trabalho engajado, em defesa dos direitos humanos e da preservação ambiental. Não perca! O público pode conferir a exposição até o dia 25 deAgosto.

Vozes Mundanas
Foto: Reprodução

Serviço: Vozes Mundanas na Emmathomas

Onde? Emmathomas Galeria

Endereço: Alameda Franca, 1054, Jardim Paulista

Visitação: segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado de 11h às 15h

Entrada gratuita

Maiores informações no site da galeria.

 

Confira outras notícias e fique por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural. 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *