Camada Teste

Exposição Camada Teste, de Eurico Lopes na Galeria Sancovsky – SP

Em cartaz na Galeria Sancovsky , exposição Camada Teste,  primeira individual do artista Eurico Lopes no primeiro andar da galeria em Pinheiros. Com curadoria de Douglas de Freitas, a mostra reúne parte da produção visual desenvolvida pelo artista nos últimos anos, em sua maioria inédita.

Motivado em realizar uma pintura processual, os novos trabalhos de Lopes são pautados pela gestualidade aparente, na qual a rudeza dos acidentes pictóricos das tintas sobre os suportes é assumida como parte constituinte das composições.

O interesse por uma pintura bruta, com elementos reduzidos e até mesmo monocromática, está presente nessas obras, que conectam a produção do artista com a tradição da pintura de muro e de parede.

A mostra compõe-se, ainda, de objetos de menor escala que por sua aparência industrial contrapõem-se a esses trabalhos, evidenciando o modo como o artista elenca as relações entre processo, matéria, material e cor.

Para o curador, o trabalho desenvolvido por Eurico “flerta com a pintura mundana, de muros e cores encontradas na cidade, mas está enraizada na história da pintura, em suas técnicas e procedimentos. A junção desses dois elementos é o que interessa.

As cores são construídas por longos processos, de muitas sobreposições, afim de encontrar um campo de cor pulsante e singular. Se há um aparente descuido ou ruído nos trabalhos, é porquê o que de fato importa nessas pinturas são as cores e as relações que elas estabelecem entre elas, e com o espaço.”

Eurico Lopes nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha. É artista e professor, Doutor e Mestre em Artes Visuais. Participou de diversas exposições como: I Mostra CCSP, como artista convidado CCSP 2012;  Pintura em Jogo, MAC-Ibirapuera 2012; Espaços da Cor, Paço das Artes 2011; Grupo Cor, Paço das Artes 2010, entre outras.

Não perca. A exposição Camada Teste fica em exibição até 9 de junho de 2018.

 

Camada Teste
Foto: Reprodução

Serviço: Camada Teste – Galeria Sancovsky

Endereço: Praça Benedito Calixto, 79 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 05406-040
Duração:  Até 9 de Junho.
Visitação:  Segunda à sexta, 10h às 19h. Sábados, das 10h às 17h
Exposição Gratuita
Maiores informações através do Site da Galeria.
Confira outras notícias e fique por dentro das novidades na nossa Agenda Cultural.

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *