Quando Escolheram Por Mim

Resenha: Quando escolheram por mim (Lauren Miler)

“E se existisse um aplicativo capaz de dizer o que o faria feliz? Qual roupa vestir. Com quem sair. Qual faculdade escolher. Um aplicativo capaz de tomar todas as decisões que surgissem? E se você nunca precisasse falhar? Ou fazer a escolha errada?” – Quando escolheram por mim

A história se passa em 2030, onde é completamente comum um aplicativo inteligente, chamado Lux, tomar todas as decisões de seu usuário. Desde qual tipo de bebida deve pedir, até onde a pessoa deveria ou não estar. Seu objetivo seria evitar falhas e erros.

A protagonista da história é Aurora Vaughn, mais conhecida como Rory. Ela tem 16 anos e acaba de ser aceita na Noveden, uma escola de grande prestígio com passe livre para as melhores universidades.

Apesar de deixar todas as decisões serem tomadas por um aplicativo, as inseguranças e ansiedade estavam sempre presentes na vida da garota, ainda mais agora em que ia estar cercada de outros jovens tão inteligentes quanto ela e de um conteúdo escolar completamente diferente do que estava acostumada em sua escola anterior.

A mãe de Rory faleceu ao dar a luz a ela e tudo o que sabia era o que seu pai havia contado. Ela aceitava essa história muito bem, até agora.

No dia anterior à sua ida para Noveden, seu pai entregou-lhe um envelope e um medalhão, que sua mãe pediu que fosse entregue só se ela passasse para a Academia.

Quando Escolheram Por Mim

Ela descobre então, por meio do cartão,  que sua mãe também foi selecionada, mas desistiu do curso. O motivo? Nem ela, ou seu pai, sabem exatamente. O que a deixa motivada a participar de uma sociedade secreta da escola, com o objetivo de descobrir mais alguma coisa, já que o símbolo é o mesmo que estava no medalhão deixado por sua mãe.

Além de tentar investigar o passado e se preocupar com as aulas, Rory tem que dividir seus pensamentos com North, um rapaz rebelde que ela conhece em um café próximo a Academia, e também com uma voz que resolveu aparecer em sua cabeça. Essa voz é chamada de “dúvida”, e é considerada pela maioria como um grave sintoma de um transtorno que leva a pessoa a cogitar decisões que podem mudar para sempre a maneira como ela enxerga a realidade.

A tal voz é considerada uma grande ameaça nesse mundo e é tratada logo nas primeiras vezes em que a pessoa começa a escutá-la. Fazia um bom tempo que Rory não escutava a tal voz da “dúvida”, desde que era pequena e aprendeu a ignorá-la. Mas, agora, ela estava ouvindo mais do que gostaria e não sabe mais até quando ignorá-la é certo ou errado.

A narrativa é toda em primeira pessoa e gosto muito desse tipo de leitura. Você acaba mergulhando de verdade e vivendo o personagem. Recebi o livro na versão digital e, mesmo acompanhando pelo celular e computador, não foi nada cansativo, pelo contrário, queria ler cada vez mais para saber onde tudo isso ia dar.

Quando escolheram por mim é um livro que tem um pouco de tudo, é um young adult, misturado com ficção científica e um pouco de romance. Considerado, por mim, uma mistura perfeita.

Você pode conferir o book trailer do livro (em inglês) aqui.

 

Leia também:

Resenha: Harry Potter – A Magia do Cinema Edição Definitiva (Brian Sibley)

Resenha: Memórias da Princesa – Os diários de Carrie Fisher (Carrie Fisher)

Lançamentos Literários de Junho/2017

 

Informações do livro:

Autor: Lauren Miller
Editora: Edições Pavana (Editora Alaúde)
ISBN: 978-85-93903-00-7

 

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *