os 13 porquês

Resenha: Os treze porquês (Jay Asher)

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre “Os treze porquês“, a história ficou bem conhecida após virar série da Netflix e também por abordar assuntos como bullying, depressão, assédio e suicídio.

Após chegar do colégio, Clay Jensen encontra um pacote em seu nome e dentro há 7 fitas cassetes, que só depois de começar a ouvir descobre que são áudios gravados por Hannah Baker, uma garota de seu colégio que cometeu suicídio há pouco tempo.

os treze porquês

Em cada lado da fita há uma história que pertence a uma pessoa, com a explicação do porquê ela está nessa lista e como ela foi responsável, em parte, pela decisão final da garota, o suicídio.

São 13 motivos, 13 pessoas e as fitas devem passar por todas essas pessoas que foram citadas. Assim, quando chega a vez de Clay, nós passamos a acompanhar tudo por meio da sua narrativa, intercalado com os áudios de Hannah.

Os treze porquês

Os treze porquês” é um suspense, que prende o leitor do início ao fim para saber quem está nas fitas e o que cada um fez. Vamos acompanhando toda a angústia do garoto, até chegar em sua fita e descobrir o que ele fez, como pode ter magoado ela.

O que a história quer na verdade não é “romantizar” o suicídio e sim chamar atenção, mostrar como pequenas atitudes e até palavras que possam ser consideradas como uma “brincadeira”, trazem grandes consequências. Que todos nós precisamos ter mais consciência de nossos atos e que precisamos tratar o outro exatamente como gostaríamos de sermos tratados. A importância da empatia.

Apesar do assunto, a leitura é leve e não é cansativa. É o tipo de livro que faz você prometer que vai ler só mais um capítulo e quando percebe terminou de ler. Eu, particularmente, adoro livros com esse tipo de narrativa, como se nós fôssemos os personagens, nos trás para mais perto e torna tudo mais real.

Os treze porquês

Eu assisti a série primeiro e depois li o livro, claro que a série é bem mais forte, mais impactante pelas imagens. Há  algumas diferenças, sem spoilers, da série “Os treze porquês” para a obra literária.
  • No livro, a história se passa em apenas uma noite, já na série Clay demora um pouco mais para escutar e digerir tudo que e escutas nas gravações.

 

  • Na série os personagens citados nas fitas ganham um pouco mais de destaque, nós conhecemos uma outra versão da história pela visão dos secundários. Cada história é apresentada individualmente, a cada episódio.

 

  • Na adaptação do livro os pais de Hannah processam a escola pela negligência em relação a tudo o que aconteceu, o que leva alguns estudantes (os que foram citados) a serem testemunhas.

 

  • Tony é uma figura com mais destaque na série do que no livro, onde só aparece para dar apoio a Clay enquanto ele escuta sua fita.

 

  • O suicídio de Hannah tem versões diferentes, no livro ela se mata com overdose de remédios. Já na série a garota corta os pulsos enquanto está dentro da banheira de sua casa.

 

Os treze porquês

Ambos mexeram muito comigo, livro e série, mas a mensagem é a mesma. Se por algum momento passar a possibilidade de cometer suicídio, peça ajuda, converse com alguém. Há, sim, uma outra saída para o que você está sentindo, para o que está passando.

Confira outras resenhas de livros com tema relacionado a “Os Treze Porquês”:

 

 

 

Informações do livro:

ISBN: 978-85-08-12665-1

Autoras: Jay Asher

Editora: Editora Ática

Clique aqui e acesse o link direto do livro no site da editora.

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *