Resenha: Meu coração e outros buracos negros – Uma faísca pode mudar tudo (Jasmine Warga)

“Qual é o sentido de acordar todas as manhãs se seu coração parece um buraco negro cada vez maior?”

Um tema necessário, que deve sim ser abordado, e que precisa de atenção. Depressão e Suicídio, esse é o tema do livro da autora Jasmine Warga.

A história começa com uma adolescente de 16 anos que não quer mais viver. Essa é Aysel, e ela só está esperando o momento certo para morrer. Mas, na verdade, ela tem medo de desistir. E é por isso que ultimamente está acessando o “Passagens Tranquilas” – um site voltado para pessoas que decidem morrer, onde elas podem conversar sobre maneiras ou encontrar um parceiro de suicídio.

img_8081-2

Depois que seu pai cometeu um terrível crime, Aysel e todos a sua volta a culpam pelo o que aconteceu ou esperam que ela seja como o pai. Com todo esse peso e com um quadro de depressão, ela decide acabar com sua vida e ao acessar o site está a procura de alguém que possa ser seu cúmplice – alguém que irá morrer com ela e que vai certificar que ela não vai falhar ou desistir.

Aqui entra Roman, um garoto de 17 anos que também estava a procura de um parceiro de suicídio. Conforme passam a se encontrar para planejar a morte conjunta, passam a se conhecer um pouco melhor. Deixando esse pacto cada vez mais forte e tornando a possibilidade de desistir imperdoável.

Mas Roman acaba por fazer Aysel enxergar seu potencial e a garota descobre que a cada encontro ela fica mais feliz – como ela não se sentia há muito tempo. E é assim que ela começa a enxergar todas essas coisas boas, a possibilidade de acabar com tudo parece insuportável para ela.

img_8072

A garota passa a lutar pela sua vida e pela vida de Roman. Ela tenta mostrar que ele também tem um potencial. A partir daí a trama desenvolve bem rápido, algo que me incomodou um pouco, mas fez sentido devido a contagem regressiva dos dias até 7 de abril. Cada capítulo representa um dia, então vamos acompanhando o desenrolar, para descobrir se Aysel vai conseguir fazer Roman mudar de ideia ou se é ele que vai quebrar o pacto e cometer o suicídio mesmo sem sua cúmplice.

O livro mostra o quanto é importante abordar o assunto, que a depressão não é uma frescura e sim algo que pode levar a morte de uma pessoa. Que nenhuma tristeza é maior que a outra, apenas quem está passando sabe o quanto dói, o quanto está sofrendo.

A história mexeu muito comigo, fui envolvida desde o primeiro capítulo com a dor dos personagens. Não achei um livro pesado, apenas uma história que mostrou realmente como é e o que pode acontecer caso uma pessoa com depressão não procure por ajuda.

Se você está passando por um momento complicado, se pensamentos suicidas são frequentes, lembre-se que não é bom guardar esse sentimento para si. Peça ajuda, converse com alguém e lembre-se de seu potencial. Isso pode melhorar.

Informações do livro:
ISBN: 978-85-7980-268-3
Autora: Jasmine Warga
Editora: ROCCO

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *