Resenha: Poliana (Eleanor H. Porter)

Acredito que não há indicação melhor de livro para começar 2017. Poliana, escrito por Eleanor H. Porter nos ensina a ver o lado “contente” das coisas, e não apenas o lado ruim, para que assim a vida se torne melhor e mais leve.

Poliana Harrington é uma menina de 11 anos que vivia com os pais e os irmãos. Seu irmão e a mãe, porém, faleceram devido a uma doença e ela ficou apenas com o seu pai, que era pastor. Devido as dificuldades que passaram, seu pai criou o “jogo do contente” que é basicamente encontrar alegria e alguma coisa boa em situações não tão agradáveis. Assim, sempre que se via em uma situação ruim, procurava o lado bom disso tudo.

Quando seu pai também veio a falecer, Poliana não poderia ficar sozinha. As auxiliadoras (senhoras que faziam boas ações), cuidaram dela até quando puderam, depois entraram em contato com Paulinia Harrington, tia de Poliana por parte de mãe. Disseram a ela que o pastor John Whittier morreu e que Poliana precisava ficar com ela. Apesar de não gostar da ideia de ter uma criança em sua casa, via isso como sua obrigação, já que a menina era sua sobrinha e aceitou tê-la e sua casa.

img_3688

Paulínia era uma mulher fechada e até meio amarga, mas não foi sempre assim. O seu passado que a tornou desse jeito. Já Poliana era o oposto de sua tia, era contente e até que bem agitada. A menina vai chegar para mudar a sua vida e a de todos ao seu redor. Um a um Poliana vai conquistando corações e ensinando o “jogo do contente”, até que um dia algo terrível acontece e a própria menina não consegue ver a vida com os mesmo olhos.

Confesso que já tinha começado a ler Poliana há um tempo atrás e desisti, mas dei uma segunda chance ao livro e não me arrependi! O texto é leve e é uma história linda, uma lição de vida. Um livro que sem dúvida alguma todos deveriam ler, ainda mais nos tempos de hoje onde há tanta intolerância e falta de amor no mundo.

img_3690

Vamos espalhar gratidão por ai? Jogar o “jogo do contente” e ver a vida com outros olhos?

Quero desejar um feliz 2017 para todos vocês, e que muitos outros livros entrem em nossas listas de leitura. Não esqueçam de renovar suas metas de leitura e até mais! 😉

Informações do livro:

ISBN: 978-85-209-2521-8

Autores: Eleanor H. Porter

Editora: Nova Fronteira (Saraiva de Bolso)

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *