Exposição retrospectiva Flavio-Shiró na Pinakotheke em São Paulo

Em cartaz na Pinakotheke, a exposição que comemora os 90 anos do premiado pintor nipo-brasileiro Flavio-Shiró.  A mostra traça a trajetória do pintor – dos anos 1940 aos dias atuais e reúne uma seleção de pinturas, desenhos, fotografias, curtas e objetos, na sua grande maioria, inéditos, com curadoria de Max Perlingeiro e do próprio artista. Os trabalhos reunidos foram organizados cronologicamente e reafirmam a sua seminal importância no expressionismo brasileiro.

A exposição promove um mergulho no universo de Shiró, pintor oriundo de três universos distintos – nasceu no Japão, cresceu no Brasil e há mais de seis décadas divide seu ateliê entre Paris e Rio de Janeiro.

Com 26 pinturas, 12 obras sobre papel, além de fotografias, objetos pessoais e cinco curtas – metragens dirigidos por seu neto Adam Tanaka e Margaux Fitoussi e com a produção executiva de Josué Tanaka, filho do artista, a mostra traça um panorama da obra do pintor passando pelos principais momentos de sua carreira, do figurativismo presente até o princípio de sua vida em Paris (1953), a transição para o abstracionismo informal até a retomada da figuração, sempre tendo o gesto como expressão basilar.

A série de obras apresentadas, em sua maioria inéditas, cobre os anos de carreira de Shiró, que é conhecido por retratar em seus trabalhos seres monstruosos e fantásticos e cuja trajetória foi do figurativo ao abstrato. Há na exposição pinturas que resultam da relação afetiva que ele desenvolveu com filmes de diversos gêneros, não só os japoneses.

Alguns destaques da mostra são as telas “Voo Noturno”, “Matéria III” e “Camargue”, todas pintadas ao longo dos anos de 1950, que estiveram expostas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1959, quando o artista ainda assinava como Flavio S. Tanaka.

Para homenagear as nove décadas do artista, na ocasião será lançado um livro com texto do crítico e curador Paulo Herkenhoff e exibidos filmes em curta-metragem dirigidos por Adam Tanaka, neto de Shiró. Este é também  o ano em que se comemora os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

O público pode visitar a exposição até o dia 11 de Agosto.

Pinakotheke
Foto: Reprodução

Serviço: Pinakotheke –  Flavio-Shiró

Onde? Pinakotheke São Paulo

Endereço: Rua Ministro Nelson Hungria 200, Morumbi, São Paulo

Visitação: De segunda a sexta-feira das 10 às 18 h e aos sábados das 10 às 16h

Entrada Gratuita

Maiores informações no e-mail.

 

Confira outras notícias na nossa página. Fique por dentro na nossa Agenda Cultural.

 

 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *