Museu de Arte Sacra de São Paulo

Cidades Invisíveis no Museu De Arte Sacra De São Paulo

Em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo, a mostra Cidades Invisíveis, do artista plástico brasileiro Luiz Martins.  A mostra – formada por esculturas, fotografias e vídeos, tem curadoria de Ian Duarte Lucas e  elege o tempo presente, mesmo que instantâneo, como tema, foi desenvolvida a partir do livro homônimo de Ítalo Calvino. Atento à passagem do tempo – em especial acerca de como o indivíduo se relaciona com seus entornos privado e coletivo -, o artista busca, nesta produção, uma poética dentro da relação homem – cidade, considerando vestígios esquecidos pelas ruas.

A cidade é cenário para importantes manifestações humanas, que se desdobram em suas entranhas. “Em constante mutação, o homem se insere neste novelo de passagem: passagem do tempo, que tudo transforma, e cria novos significados na memória de quem habita a cidade. E essa poética se manifesta pelos objetos que o homem cria e utiliza em suas mais diversas atividades”, comenta o curador.

Em “Cidades Invisíveis”, Luiz Martins utiliza a linguagem tridimensional para abordar o espaço e suas novas possibilidades territoriais, restaurando e ressignificando o cotidiano pela aplicação do conceito de “semióforo” em objetos e fragmentos, os quais perdem o status de “coisa” e passam a transmitir energia e força afetiva.

Luiz Martins é artista multimídia, transferiu-se para São Paulo aos 17 anos, e atualmente vive em São Paulo e trabalha em São Paulo e Viena, produzindo pinturas, esculturas, desenhos e gravuras. Suas principais fontes são as manifestações telúricas e ancestrais, oriundas da natureza brasileira, mostradas em diferentes suportes, como a madeira, as fibras, aço e os pigmentos naturais.

Ao se deparar com a presente exposição, espera-se que o espectador entenda a potencialidade de cada objeto, os quais representam, em suma, os reflexos do drama interior do homem em sociedade. Espera-se que sentimentos da individualidade contemporânea se tornem visíveis através deste processo mental.

O público pode visitar a exposição até o dia 07 de Outubro.

Cidades invisíveis
Foto: Reprodução

Serviço:  Exposição Cidades Invisíveis

Local: Sala MAS – Metrô Tiradentes – São Paulo – SP

Horários: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h

Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô

 

Maiores informações no Site.

 

Confira outras notícias e fique sempre por dentro na nossa Agenda Cultural.

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *