Galeria Marilia Razuk

Exposição Às avessas de Ana Dias Batista na Galeria Marilia Razuk

Em cartaz Às avessas,  na Galeria Marilia Razuk em sua segunda exposição individual, a artista paulistana Ana Dias Batista,  mostra instalações inéditas construídas especificamente para o espaço, que modificam a circulação pelo local e fazem referência a outro estabelecimento comercial, as lojas de tapetes.

Partindo de soluções de organização típicas dessas lojas, a artista utiliza materiais como tapete, forração, nylon e cordão de seda, organizados em pilhas, enrolados e encostados às paredes ou aplicados nos forros e rodapés.

Com poucos movimentos, os trabalhos subvertem esses elementos, afastando-os de seus destinos habituais e produzindo novas associações, o rodapé de seda transforma-se em linha de desenho, tapetes enrolados tornam-se canudos agigantados, um forro revestido imita uma grande tela de televisão e carpetes empilhados e recortados formam, em negativo, pilhas de tapetes dispostas pelo espaço. Uma publicação, no formato de um catálogo de tecidos, completa o conjunto, articulando algumas das narrativas construídas nos outros trabalhos.

Por meio de rebatimentos e inversões, como o título sugere, as obras em exposição propõem uma ficção: a transformação do ramo de atuação da galeria. Ana também está em cartaz na cidade com a individual: “Chão comum”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A artista destaca objetos do cotidiano e cria trabalhos que os incorporam ou adotam suas formas ou funções, e incluem operações como reescalonamento, mimetismo, reflexão, duplicação, inversão e repetição. O sentido crítico de suas obras advém da ambiguidade gerada pelo objeto de arte em relação à funcionalidade ou finalidade dos objetos originais, re-contextualizados.

Ana é formada em Artes Visuais pela Escola de Artes Visuais da Universidade de São Paulo, participou com um projeto Solo na Pinta London e no setor Art Public em Art Basel Miami Beach, trabalhou com as relações de escala e função, tomando como referência os parques de diversão e outros jogos.

Em 2016 participou com um projeto Solo em Art Basel Miami Beach. Ana já apresentou exposições individuais no Centro Cultural São Paulo (2001), no Centro Universitário Maria Antônia (2004), no Museu de Arte da Pampulha (2007), na Estação Pinacoteca (2009), entre outros.

O público pode conferir a exposição até o dia 11 de Agosto.

Galeria Marilia Razuk
Foto: Reprodução

Serviço: Galeria Marilia Razuk

Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 131B – Itaim Bibi – São Paulo

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h / sábado, das 11h às 16h

Maiores informações no Site.

Confira outras notícias e fique sempre por dentro na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *