Exposição ITA: O Protagonismo das Pedras na Arteedições em SP

A Arteedições Galeria apresenta a exposição fotográfica ” ITA: O protagonismo das pedras”. O termo Ita, vem do Tupi-Guarani e significa pedra: sinônimo de força, firmeza, resistência.

André Paoliello, paisagista e fotógrafo, trás para esta exposição individual seu olhar de observador da natureza numa série dedicada a pedras. E nos leva para um passeio por texturas, cores e formas que traduzem a sua sensibilidade.

Na exposição André apresenta uma instalação feita de pedras construídas por ele com materiais variados. Mostra que seu olhar não é só de um fotógrafo ou de um pintor, mas sim de um artista com interesses múltiplos.

As pedras acompanham o ser humano em sua jornada pelo mundo, sendo parte de um dos quatro elementos que formam a matéria terrestre. Elas nos encantam, nos desafiam, nos completam. Estão lá, no fundo dos rios, no solo dos campos e montanhas, nas rochas, no fundo dos oceanos. São testemunhas do tempo e da eterna capacidade escultórica da erosão. Solitárias e silenciosas, falam tanto da vida, sem tê-la. Falam da diversidade da natureza ao se mostrarem em tantas formas, cores e texturas. São arte para os olhos, abrigo para o corpo e arma contra inimigos.

O efeito do seu trabalho como paisagista e como fotógrafo é absolutamente artístico. Como paisagista, André trás a natureza selvagem e exuberante para uma discreta organização e composição. As pedras estão lá, com frequência. E para a fotografia, André trás a referência do Landscape, gênero de pintura de natureza, e de mestres da escultura como Brancusi, além da sua experiência com a natureza.

O resultado são imagens quase abstratas, de enormes possibilidades de interpretação. Algumas fotografias aproximam a textura das pedras da textura de peles humanas, peles morenas, brancas, macias que se sobrepõem umas às outras numa cadência de encaixes perfeitos. São imagens suaves, sensuais, como um som que tranquiliza, uma água que escorre lentamente, um último raio de sol que acaricia a cena escolhida pelo artista.

Outras fotografias revelam um olhar pictórico da natureza. São quase-pinturas que revelam uma percepção apurada das possibilidades de cor, luz e formas que nos cercam.

Não perca! O público pode conferir a mostra 21 de Setembro.

Arteedições
Foto: Reprodução

Serviço: ITA: Protagonismo das pedras – Arteedições

Endereço: Rua Estados Unidos, 1162  – Jardim América – SP

Horário: segunda a sexta das 10h às 19h – sábados por agendamento.

Maiores informações através do Email. 

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *