5 Motivos para ver a exposição Mãe Mística

São Paulo respira arte. Mas nem sempre ela está nos maiores ou mais conhecidos museus. Às vezes, aparece na esquina de uma rua abandonada, na parede de um prédio que quase ninguém olha ou em uma das tantas galerias espalhadas pela cidade. Esse é o caso da exposição Mãe Mística, que é formada por quadros de Cranio, um dos mais importantes grafiteiros do País.

Com a duração de apenas um mês, a mostra está na Luis Maluf Art Gallery (no bairro dos Jardins) e reúne uma combinação de fatores que a torna diferente de todas as outras. Veja, então, sete motivos pelos quais você deve conferir Mãe Mística pessoalmente.

1. A arte é de rua

Diferentemente das pinturas clássicas geralmente encontradas em museus como o MASP, até o dia 12 de maio você pode admirar quadros com arte de rua, dentro de uma galeria. Para ter ideia do que irá encontrar, todas as obras em exposição foram feitas com spray sobre canvas, um tipo de tecido fosco e com aparência rústica.

Além disso, por diversas vezes o tema da mostra esbarra no cotidiano e nos noticiários brasileiros. Portanto, o que você vai ver é um pouco da realidade do mundo retratada, de forma simples, colorida e intensa, pelas mãos de Cranio.

2. Tem experiência sensorial

Embora não seja interativa, isto é, não tenha obras que possam ser tocadas, Mãe Mística tem uma série de detalhes que fazem os visitantes imergirem em um universo totalmente novo.

Para começar, as paredes da galeria receberam a intervenção de Cranio. Na prática, isso quer dizer que elas foram pintadas exclusivamente para a exposição. O resultado é um ambiente interligado com os quadros, transmitindo a sensação de que tudo é, na verdade, uma única e grande obra.

Passada a surpresa por essa conexão, se nota que o chão está coberto por areia e que o ambiente transmite sons da natureza. De modo geral, o visitante tem uma experiência que brinca com quase todos os sentidos, deixando apenas o paladar de fora.

3. É puramente mística

Essa exposição tem uma pegada muito ligada ao meio ambiente. O tempo todo algum elemento da natureza é representado nos quadros. Mas não é bem isso o que dá um ar místico às obras. É a ancestralidade, as caveiras e algumas cores, em tons que remetem ao sobrenatural, que provocam esse efeito.

Em paralelo aos elementos citados, algumas pinturas de Cranio também representam o contato (ou a tentativa) entre o homem e os deuses. Surge, então, o contraste entre as raízes e a modernidade.

4. Tem crítica social

Reflexão! É isso o que os quadros de Mãe Mística provocam. Alguns criticam explicitamente a urbanização e o mal que o homem tem provocado ao meio ambiente. Mas há ainda uma crítica feita através dos detalhes supervalorizados pelos humanos. Marcas famosas, como a Nike, aparecem nos quadros refletindo o consumismo moderno.

O pedido pelo fim da guerra também está lá, entre as primeiras pinturas expostas. O tempo todo Cranio transmite mensagens sociais e, por meio da intensidade de suas obras, estimula o visitante a refletir sobre as consequências do se faz, do que “permitimos” acontecer.

5. Mãe Mística é de Cranio!

Talvez você ainda não conheça o artista, mas há tempos que Fabio de Oliveira Parnaiba, mais conhecido como Cranio, vem demonstrando o potencial e os valores por trás de seus grafites. Portanto, o fato de ele ser o mestre da exposição já é motivo suficiente para vê-la de perto.

Em seus trabalhos, caracterizados pelos índios azuis, Cranio expõe suas mensagens à sociedade, sempre de forma inteligente e firme. Ele é um dos nomes atuais mais aclamados do grafite brasileiros. Porém, mais do que isso, é daqueles profissionais que fazem críticas de forma saudável e, com a arte, mudam o mundo.

Serviços

Este slideshow necessita de JavaScript.

Duração da exposição: até 12 de maio de 2018
Local: Luis Maluf Art Gallery – Rua Peixoto Gomide, 1887
Horário: de terça a sexta-feira, das 11h às 22h | Aos sábados, das 11h às 18h
Valor: entrada gratuita
Site do artista: http://cranioartes.com/about-sobre/

Gostou da sugestão de passeio? Aproveite a visita ao nosso site e veja também outras exposições em cartaz na cidade de São Paulo!

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *