América do Sul – Peru e Bolívia: música, artistas e bandas

Por Jaqueline Oliveira

É mês de carnaval e os brasileiros só querem aproveitar a folia, imersos às músicas de raízes carnavalescas e que estão nas paradas de sucesso. E para dar uma pitada um tanto diferente na playlist, nada melhor que sair do comum e ouvir alguns sucessos que fazem parte das festas tradicionais dos nossos países vizinhos: Peru e Bolívia. Nesta semana, vamos conhecer alguns dos artistas peruanos e bolivianos.

Um pouco sobre o Peru

Peru, conhecido pela sua implacável gastronomia que, por sinal, faz muito sucesso pelos arredores de São Paulo, é um dos países mais completos da América do Sul. Cheio de praias, desertos e ruínas (ótimos para turismo) das civilizações pré-colombianas (corpora todas as subdivisões periódicas na história e na pré-história das Américas), possui boa parte da selva amazônica, além de montanhas de gelos. É um país que possui em sua cultura aspectos pré-colombianos e com adornos Incas, o que facilmente pode ser notado nas formas de expressão dos peruanos. A música nacional do Peru acompanhou todas estas transformações culturais ao longo dos anos. Os instrumentos típicos, que podem ser notados até hoje nas composições musicais, por exemplo, a “Quena” (instrumento de sopro) e “Cajón Afro-Peruano” (instrumento de percusão) contextualizam as danças e os ritmos tradicionais.

Artistas Peruanos

Alejandro y María Laura

Alejandro e María Laura é uma dupla peruanos de música Folk, formada em 2009 e integrada pelos cantores Alejandro Rivas e María Laura Bustamante. Com dois discos lançados (2011 e 2013), já vieram para o Brasil para participar do programa “Encuentros en Brasil”, transmitido pelo HBO. Com o clipe da música “Nadie puede amar a un fantasma”, ganharam o prêmio Luces.

Lucho Quequezana

Luis Rafael Jaimes Quequezana, mais conhecido como Lucho Quequezana , é um músico , multi-instrumentista e compositor peruano. Com dois álbuns lançados, foi nomeado para o Grammy Latino, em 2014, como o seu álbum “Combi”.

Chico Unicornio

Chico Unicornio é músico, compositor, DJ, artista plástico, produtor e multi-instrumentista, nascido em Lima, Peru.  Com quatro EPs lançados, é considerado como uma das propostas independentes de maior importância do país, no exterior.

Rafo Ráez

Rafael Adolfo Ráez Lua, mais conhecido como Rafo Ráez , é um produtor musical e compositor peruano. Possui oito discos lançados, é um dos musicistas mais conhecidos no país. Já gravou com a vencedora do Grammy, Susana Baca, na musicalização de um poema de Juan Gonzalo Rose.

Frágil

Frágil é uma banda peruana de rock progressivo, fundada em agosto de 1976 na cidade de Lima . É considerado um dos grupos mais importantes da rocha peruana (Rock Peruano) em razão à sua qualidade musical. Foi o primeiro grupo que manteve, mesmo tendo seu estilo relacionado à década de setenta. Com seis álbuns lançados, gravaram, em 1981, o segundo clipe feito no Peru: Avenida Larco , sua música mais emblemática.

Um pouco sobre a Bolívia

A Bolívia também é país de carnaval. Repleta de fortes tradições indígenas e com uma expressiva beleza das cidades coloniais, é considerada uma das nações economicamente mais pobre da América Latina, com um território menor que o estado do Pará. É um país que possui cidades exóticas, trechos da floresta amazônica, vulcões e até neve. Por ter características indígenas enraizadas em sua cultura, as expressões artísticas se retratam muitas influências Incas, expostas, principalmente, no vestuário boliviano e que podem ser notadas com o uso de chapéus de coco, por exemplo. A religião e a música também seguem o mesmo caminho.

A Bolívia também é um país de carnaval

“El Carnaval” é similar ao nosso carnaval: apresenta o folclore do país, com apresentações musicais e enaltecimento de suas tradições expressadas nas fantasias e nos desfiles. Entre as principais canções folclóricas entoadas durante o carnaval boliviano, temos como exemplo: Morenada e Kullaguada. Confira!

“Ozono – Fuego Fuego” | MORENADA

“Doble Via” – Monomedia | KULLAGUADA

Artistas Bolivianos

A música boliviana é rica e possui artistas de renome mundial. Confira dois dos principais e mais conhecidos:

Wara

Wara é uma banda Folk Rock e Folk da Bolívia. Com mais de 40 anos de atividade artística, Wara, pode ser considerada  como o grupo mais influente do país. Pode também ser conhecida como uma instituição musical, na qual, passam uma série de figuras da música tradicional e contemporânea (em parcerias) e que deixam um marco musical boliviano. Wara possui 17 discos lançados e pode ser considerada a banda mais influente da música tradicional boliviana.

Los Kjarkas

Los Kjarkas é uma banda tradicional da música boliviana. Está na ativa desde os anos 60 e é considerada outra banda mais conhecida do gênero, no país. O nome da banda tem origem na palavra “kharka”, que significa “que ainda necessita ser afinado”, “em modo de teste”. Uma de suas canções, Llorando se Fue, foi traduzida sem autorização pelo grupo franco-brasileiro Kaoma, que, graças a ela (Chorando Se Foi), alcançou sucesso internacional, muito conhecida aqui no Brasil, por exemplo.

Para mais informações sobre música, acesse aqui.

 

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *