Broken Machine

Músico brasileiro transforma poema em canção – e canção em coletividade

Carioca compôs com base em autor americano e chamou músicos de NY para tocá-las em gravação de CD

Vinícius Castro, brasileiro radicado em Nova York, transformou arte em ainda mais arte ao compor músicas para as letras dos poemas de Patrick Phillips, autor americano, e gravá-las em seu disco “Broken Machine”.

Tudo começou, segundo o que disseram autor e compositor em vídeo de making of do disco, quando Patrick publicou seus poemas no metrô de Nova York. Um deles captou a atenção de Vinícius, que ao postar em sua rede social recebeu a sugestão de transformá-lo em música. “Tirei uma foto, postei no Facebook e disse ‘definição mais bonita que já vi de céu’ e minha sogra comentou ‘muito legal, dá uma música’ aí eu pensei ‘é, vamos musicar esse poema'”, diz Vinícius.

Após um ano, Vinícius comprou todos os livros do autor e compôs 11 canções, das quais 9 entraram no disco. Depois de tudo certo, como se não bastasse a beleza do trabalho que já estava fazendo, ele decidiu chamar músicos de várias partes de Nova York, todos independentes, e se encaminhou com todos os seus equipamentos de gravação para a casa de cada um para que gravassem suas participações nas faixa.

O resultado disso foi o álbum “Broken Machine” que está disponível nas plataformas de streaming e no YouTube do compositor. Cada faixa transparece uma singularidade e parece ser tirada de trilha sonora de algum filme, daqueles extremamente bonitos e cheios de peculiaridades, que mostra a beleza nas pequenas coisas da vida.

O álbum passeia pelo rock, jazz e folk, além de contar, claro, com as influências da música brasileira que não deixaram o compositor. As músicas mexem com nosso imaginário e nossos sentidos de inúmeras maneiras – e é exatamente isso que se espera da arte. Vale muito a pena tirar alguns minutos para conhecer esse trabalho tão único e belo.

Ouça “Broken Machine”

Aqui fica a lição e a inspiração de que a arte deve ser compartilhada, levada a seu extremo, usada, vista, ouvida, amada e adorada. Por que é só assim que sabemos que ela foi verdadeiramente admirada.

Broken Machine

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *