Maria Auxiliadora

Maria Auxiliadora, pintora brasileira no MASP – SP

Está em cartaz  também no MASP – SP  a mostra Maria Auxiliadora: Vida cotidiana, pintura e resistência, uma das exposições que faz parte do novo ciclo de 2018, ano que será dedicado as histórias dos fluxos e dos refluxos entre a Áfica e as Américas através do Atlântico. Com exposições, seminários, programas de mediação e publicações em torno das trocas culturais entre a África, a Europa e as Américas. A mostra tem curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Fernando Oliva, curador do museu e permanece em cartaz simultaneamente com à exposição “Imagens do Aleijadinho“.

A mostra apresenta 82 obras da mineira, que cresceu em uma família de artistas brasileiros autodidatas integrantes do movimento negro, a exposição pretende renovar o interesse na original produção da artista ampliando as leituras sobre sua vida e obra para além dos rótulos, que comumente a associaram à arte chamada “popular”, “primitiva”, “naif” ou “afro-brasileira”. 

De origem humilde, descendente de escravizados, Maria Auxiliadora inventa um outro modo de pintura, longe dos preceitos acadêmicos e modernistas. Uma técnica singular se tornou sua assinatura e marca registrada: mediante uma mistura de tinta a óleo, massa plástica e mechas do seu cabelo, a artista construía os relevos na tela.

Seu percurso está longe dos artistas canonizados pela história da arte: passou pelas feiras de artes da praça da República, no centro de São Paulo, e da cidade de Embu das Artes, próxima da capital lugares de confluência e intercâmbio entre aqueles que não encontravam espaços e oportunidades em museus e em galerias do circuito oficial.

Maria Auxiliadora representa também o dia a dia de seus familiares e de seus amigos nos subúrbios de São Paulo, especialmente nos bairros da Brasilândia e da Casa Verde.  Num contexto e numa cultura em que, na história da arte, as coleções de museus são dominadas por representações e gostos eurocêntricos, brancos e elitistas, a obra de Maria Auxiliadora ganha o sentido de resistência.

A mostra ocupa a galeria e o mezanino do primeiro subsolo do Museu e está organizada em sete núcleos temáticos, que agrupam as obras em “Autorretratos”, “Casais”, “Interiores”, “Manifestações populares”, “Candomblé, umbanda e orixás” e “Rural”, com base nos temas mais recorrentes de sua produção. Em suas telas, Auxiliadora confere protagonismo ao negro — que é sub-representado na história da arte brasileira em relação ao seu peso cultural e social, ou então tem sua presença personificada em tipologias fixas, como a do escravo ou do trabalhador manual.

O público pode conferir a mostra desta incrível artista brasileira até 10 de junho de 2018.

Maria Auxiliadora
Foto: Reprodução

Serviço:  Maria Auxiliadora no MASP – SP

Local: MASP – SP

Endereço: Avenida Paulista, 1578

Horários: De terça a domingo, das 10h as 18h

Ingressos:  R$ 35 (inteira) –  R$ 17 (meia)

Maiores informações através do Site.

OBS.: Crianças até 10 anos não pagam e a entrada é LIVRE as terças feiras.

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural. 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *