Museu de Arte Contemporânea

Exposição “Diário de cheiros” no Museu de Arte Contemporânea da USP

Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a exposição “Diários de Cheiros: Teto de Vidro”, da artista plástica Josely Carvalho. A mostra, com curadoria de Laura Abreu, convida o público a desbravar diferentes tipos de cheiros.

Parte do desdobramento do “Diário de Imagens”, que reúne a obra da artista desde 1970, a mostra multimídia busca resgatar a memória do público por meio do olfato, em duas instalações. A mostra utiliza diversos suportes, do desenho e objeto às instalações olfativas. A artista utiliza o olfato como veículo de resgate da memória individual e coletiva.

Essas obras resultam em um corpo de trabalho, que toma forma desde o início dos anos 1980 e se apresenta de forma multimídia, incorporando uma infinidade de suportes, do desenho e objeto, às instalações olfativas do presente, passando por páginas construídas na internet, projeções e avatares.

A primeira, “Estilhaços”, conta com taças de vinho que têm a proposta de remeter a memórias olfativas. Foram elaborados seis “cheiros“: prazer, ilusão, persistência, vazio, ausência e afetivo, a partir de textos de seis escritores convidados.

Na segunda instalação, “Resiliência”, a artista criou cheiros chamados pimenta, lacrimae, anóxia, barricada, poeira e dama da noite, inspirados nos estilhaços de vidros das manifestações que ocorreram no Rio de Janeiro em 2013 e que ocorrem globalmente. O odor, emitido por nanocápsulas, pode ser sentido por meio do toque.

“Os cheiros fortes nos remetem à sensação de perigo, instabilidade, intimidação e fragilidade, com exceção da dama da noite, cheiro puro da flor noturna, cheiro inebriante narcótico que pode chegar a mascarar ou potencializar os outros odores”, destaca a artista plástica.

O público é convidado a tocar, cheirar, ouvir e ver a obra de arte. O sentir permite a abertura da memória. Ao segurar em suas mãos as esculturas levando-a ao nariz, consequentemente os sentidos do olfato e do tato são ativados. O mito de que uma obra de arte não pode ser tocada é quebrado nesta exposição. A entrada é livre e gratuita, e o visitante é convidado a participar e sentir a exposição de uma forma única.

Museu de Arte Contemporânea

Foto: Reprodução 

Serviço: Museu de Arte Contemporânea da USP

“Diários de Cheiros: Teto de Vidro“, 

Instalação, escultura, fotografia, vídeo

Local: MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301

Visitação: Até 6 de maio de 2018

Horário de Funcionamento: terças-feiras das 10 às 21 horas, de quarta a domingo das 10 às 18 horas.

OBS.: Segunda-feira fechado.

Maiores informações no Site.

Confira outras notícias e fique sempre por dentro na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *