Shakira El Dorado

Shakira lança álbum “El Dorado” seu 11º disco de estúdio

Com treze faixas, “El Dorado” tem mais uma participação de Maluma e versão em inglês de “Comme toi” com a banda MAGIC!

A cantora colombiana Shakira lançou na madrugada dessa sexta-feira o álbum “El Dorado”, depois de um hiato de 3 anos após o seu último disco “Shakira”, lançado em 2014. Com treze faixas, o disco tem participação do cantor Maluma em dose dupla e músicas já conhecidas como “La bicicleta” de Carlos Vives, “Comme moi” do francês Black M, “Deja vu” de Prince Royce e “Me enamoré” da própria cantora em homenagem à sua história com Gerard Piqué.

O álbum já está disponível nas plataformas de streaming e no YouTube no canal da cantora. Diferente de seu último disco, em “El Dorado”, Shakira tem mais músicas em espanhol, mas também possui músicas em inglês – como não poderia deixar de ser – e em francês.

Resenhas por faixa do El Dorado

Me Enamoré

Com clipe já lançado, a primeira faixa do álbum fala sobre a história de romance entre a cantora e Piqué desde o primeiro encontro do casal. Com ritmo latino batendo forte em nossos ouvidos, a música embala para dançar ao mesmo tempo em que nos apaixona tanto quanto a cantora está na letra.

Nada

A música aqui é para escutar enquanto olha para a janela de um carro em movimento. Lenta e expressando um sentimento de ter um vazio não ter o amor de sua vida por perto. Shakira fala aqui sobre servir de nada a fama, o dinheiro, o sucesso, se lhe falta o toque da pessoa amada.

Chantaje

A faixa é a primeira do álbum “El Dorado” com participação do cantor, também colombiano, Maluma – que inclusive está crescendo tanto quanto a conterrânea fora do país. “Chantaje” é dançante e já dominou várias baladas por aí.

When a woman

Primeira música cantada em inglês, mas que não deixa de ter o ritmo latino batendo forte. Na letra, Shakira fala sobre o jeito de uma mulher de amar. A ponte da música é quase um feat com a própria cantora, já que dá para assimilar um pouco com um ritmo que é mais voltado para o reggae.

Amarillo

O começo da música lembra um pouco “Papa don’t preach” da Madonna, mas é só um pouco mesmo. Mais lenta no começo, a música ganha mais força no refrão, mas ainda não chega a virar um hit para balada. Essa música funciona bem para ouvir na rua naquele dia ensolarado pensando em alguém especial ou simplesmente sendo feliz.

“Lo que me hace enamorarme cada noche más
Lo que me hace adorarte así, es todo tú”

Veja se não é puro amor!

Perro Fiel

Faixa com participação de Nicky Jam, americano cuja família retornou à Porto Rico quando ele tinha apenas 10 anos, o cantor é conhecido pelas músicas que contam com o querido reggaeton e também já fez parceria com Enrique Iglesias na música “El Perdón”.

Em “Perro Fiel” com Shakira, o cantor participa em peso e a faixa conta com um violino no começo, mas muda completamente no refrão para deixar que as pessoas se joguem na dança. Latinos sabem fazer isso muito bem, não é?!

Trap

Mais uma com a participação do cantor Maluma, a faixa de número 7 é completamente diferente de “Chantaje”. A música segue lenta, com alguns toques de eletrônica e vai mudar um pouco mais para o final com um solo de guitarra que faz toda diferença, mas que poderia ter ficado mais tempo em primeiro plano para fechar com chave de ouro. Na letra, os dois falam sobre um relacionamento sem muitos laços, já que está “ela está cansada de desilusões” – entendemos, Shak.

Comme moi

A faixa é originalmente do rapper francês, Black M, mas entrou para o álbum “El Dorado”. O que foi uma escolha também em outras faixas em que a cantora foi chamada para participar e que estão inclusas no disco.

A música, apesar de ter boa parte em francês conta também com um ritmo latino dançante e, apesar de ser de um rapper, também tem poucos traços de rap – que só aparece na ponte da música já perto de seu final.

Coconut Tree

A nona música do disco possui um Q de Shakira de longas datas. É uma música facilmente reconhecida por outras músicas de discos anteriores da cantora e contam com sua identidade. Em ritmo calmo, ela conta uma história de amor de um casal se encontrando apaixonado embaixo de um coqueiro, explorando novos mundos juntos.

La bicicleta

Música de Carlos Vives com participação da cantora, “La bicicleta” é a típica música para colocar em alto e bom som e curtir a vibe de pegar uma bicicleta e sair feliz andando por aí enquanto canta essa faixa.

A faixa foi a primeira das treze do álbum a ser lançada no ano passado. O clipe da música é tão empolgante quanto a faixa. Veja abaixo:

Deja vu

Música do cantor Prince Royce com participação da cantora, a música possui raízes na salsa, assim como dançam os dois no clipe da faixa – que também está disponível do álbum de Prince “Five”.

Com clima sensual, o clipe da faixa foi gravado em Barcelona, cidade onde Shakira mora com sua família, e lançado no dia 24 de março.

What we said

É uma versão de “Comme moi” toda em inglês com a participação da banda MAGIC! e é tão boa quanto a faixa original.

Toneladas

Última música do álbum El Dorado, a faixa fecha o disco com piano e voz e canta sobre o amor de forma delicada, simples e bela. A música toca o coração de qualquer pessoa que já se apaixonou, está apaixonado ou quer encontrar alguém para dividir sua vida.

E vocês, o que acharam? Conte para gente!

Quer mais Shakira? Entre aqui.

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *