Resenha: Nimona (Noelle Stevenson)

O livro dessa semana é na verdade uma HQ. As aventuras de NIMONA é contada em forma de histórias em quadrinhos! Nimona é uma metamorfa (pessoa que consegue se transformar em várias coisas) que se considera uma vilã, anti-herói, mas o que ela não sabe é que vai acabar salvando mais gente do que gostaria.

O livro

Tudo começa quando ela vai atrás de Ballister Coração-Negro, considerado por ela um incrível vilão, querendo se tornar sua comparsa por ser uma grande admiradora.

IMG_3429.JPG

Nimona, porém, não sabia que Coração-Negro não era um vilão como todos os outros, ele “seguia regras” e não matava pessoas apenas para tirá-las do caminho, por exemplo. O que ele realmente quer é se vingar de uma injustiça e tudo isso de forma justa.

O vilão – não tão vilão assim – foi traído por seu amigo e colega de treinamento no Instituto de Heroísmo e Manutenção. Ballister perdeu o braço em uma disputa com Ouropelvis e enquanto ele conta que foi de propósito, Ouropélvis diz que foi um acidente. Difícil saber em quem acreditar não é mesmo? Além disso, a Instituição virou as costas para ele já que ele não era considerado mais útil como antigamente.

Assim, Nimona, uma das minha metamorfas favoritas (um beijo para Ninfadora Tonks) passa a ajudá-lo no objetivo de desmascarar o seu ex amigo e parceiro de treinamento junto com à Instituição. Ela não sabe se Coração-Negro está dizendo a verdade, mas como o admira muito e adora se meter em tudo que envolva explodir, derrubar e bater… ela o ajuda sem pensar duas vezes.

O livro passa por conflitos entre os dois ex amigos e momentos do passado de Nimona, que poderão contribuir para colocar controle sobre seu poder. Como disse Clara Averbuck, “O grande herói não é exatamente um herói, e o vilão também não é lá muito vilanesco” é isso que também te prende na história.

Noelle  Stevenson

Noelle é uma ilustradora que reconheci os traços de primeira. Foi ela quem ilustrou a – maravilhosa- capa de Fangirl (inclusive já fiz resenha do livro aqui no site! Dá uma olhadinha aqui). No fim do livro, ela coloca o “desenvolvimento de Nimona”- não são muitas folhas – mas eu acho maravilhoso poder ver as etapas anteriores até chegar no que realmente é sua ilustração.

IMG_3415.JPG

Eu achei incrível! Desde a capa, as cores, a textura das páginas, as ilustrações até a história, claro. Fiquei bem feliz de receber na malinha do Turista Literário junto com outros mimos.

img_3417

O HQ foi algo que eu li super rápido, adorando, principalmente, o fato de Nimona ser uma garota super, super poderosa, segura de si e arrasadora. Ela é um verdadeiro exemplo de girl power!

Informaçoes do livro:

ISBN: 978-85-8057-902-4

Autora: Noelle Stevenson

Editora: Intrínseca

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *