Um dia para sempre

Resenha: Um dia para sempre (Hello Again a Weeding Day)

A comédia romântica alemã “Um dia para sempre” (Hello Again a Weeding Day) conta a história de Zazie (Alicia von Rittberg), uma mulher que é incapaz de se relacionar de forma amorosa, após passar por alguns momentos na infância, como as constantes brigas dos pais. Isso fez com que sua crença no amor diminuísse e a tornasse na garota que colocou fogo em um buquê no da dos namorados.
Zazie tinha uma amizade muito forte com Philipp (Tim Oliver Schultz), seu melhor amigo de infância que sempre estava lá por ela, em todos os momentos. As coisas mudaram quando eles dormiram juntos por uma noite e Zazie foi incapaz de lidar com essa situação, fugindo e se afastando do amigo por mais de quatro anos. Desde então ela prometeu que não iria perder nenhum amigo para o amor.
Hoje em dia ela mora com dois amigos, Anton (Alicia von Rittberg) e Patrick (Samuel Schneider), em um apartamento cujo o lema é “Amizade é ouro e relacionamento é estranho”, que surgiu depois de Anton começar a demostrar algum interesse em Zazie, que rapidamente já cortou suas intenções e o manteve na zona da amizade.
Estava tudo perfeitamente bem, assim como todos os outros dias, tinha tudo para ser apenas mais um dia comum até que Zazie vê em sua caixa de correio um convite para o casamento de Philipp com sua rival Franziska (Emilia Schüle), que sempre maltratou. Abalada com essa notícia, ela se vê obrigada a salvar seu amigo, que não via há pelo menos quatro anos, e decide impedir esse casamento com a ajuda de Anton.
O que Zazie não imaginava é que isso seria algo bem mais difícil do que parecia ser, pois ao tentar sabotar o casamento ela entra em um loop temporal e o dia se repete, cada vez de um jeito diferente e baseado em suas ações.
As principais questões do filme são: qual o real motivo de Zazie querer impedir esse casamento? Seria uma vingança contra sua maior inimiga ou seria algo emocional? Como a protagonista conseguirá evitar o casamento e sair desse loop sem fim? Por que isso está acontecendo com ela? Qual a lição Zazie terá de aprender para sair desse loop?
O enredo me fez lembrar da série “Boneca Russa“, exibida na Netflix, claro que a história é bem diferente, mas em ambas histórias as personagens precisam resolver e aprender algo enquanto revivem o dia por mais de uma vez.
O filme é leve e divertido, além disso passa algumas mensagens como a de que cada um possui seu próprio mundo, com suas próprias regras, mas que não podemos mudar as pessoas ou as coisas apenas porque queremos.  Em uma entrevista para o site Blickpunkt Film, em setembro de 2020, a diretora, roteirista e atriz alemã, Maggie Peren, fala que quase todos os filmes de distorção de tempo são sobre deixar algo para trás. “Há sempre um caminho de fora para dentro. Claro, estamos ocupados com o novo dia todos os dias. Mas se esse dia se repetir indefinidamente, você poderá lidar com isso em algum momento”.
Lançado em 2020 na Alemanha, o filme teve estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros, com distribuição da A2 Filmes, no dia 09/06.

Confira o trailer:

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *