“Do chão, nós nos erguemos;
Nas nossas naves, vivemos;
Nas estrelas, sonhamos.”
– Provérbio exodoniano
(A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil)
Rosemary é a protagonista de “A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil”, uma humana que mora em Marte e está embarcando para trabalhar como guarda-livros na Andarilha, uma nave que tem o objetivo de cavar túneis que levam de um lugar a outro no espaço. O emprego perfeito para quem está fugindo de seu passado.
A Andarilha é uma nave bem antiga, e diferente. Remendada com partes e itens de outras naves, sua tripulação também é bem diversificada, com humanos e alienígenas de vários lugares do espaço. Ashby é o capitão, e logo após a chegada de Rosemary, ele recebe uma nova jornada que apesar da grande recompensa, é uma missão perigosa.
A nave, com seus nove tripulantes, Kizzy (humana) Sissix (reptiliana), Corbi (agaísta) Dr. Chefe (um alienígena de gênero fluído), Ohan (sianat par), Jenks (humano), Ashby (humano exodoniano) e Rosemary. Deverá seguir a Hedra Ka, um planeta pequeno e hostil, mas que no momento está em guerra.
Além da grande jornada, que vamos acompanhar e até mesmo participar, assim como descobrir os segredos da guarda-livro. O livro mostra a importância da igualdade entre gêneros e até espécies. Assim como a convivência entre seres diferentes e como isso tudo pode ocorrer de forma bem pacífica. Diferente do que temos visto nos dias de hoje.
Becky Chambers descreve cada personagem de um jeito tão fácil e detalhado, que conseguimos imaginar cada um deles, assim como suas histórias. Isso inclui toda a tecnologia que ela criou para a história de “A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil”.
Cada detalhe do desenvolvimento dos personagens foi pensado com perfeição, o dialeto, os costumes, e até a cultura. O que torna tudo mais legal e leva a imaginação do leitor bem longe, tornando a experiência de leitura bem melhor do que já seria. Além disso a capa e as poucas ilustrações internas no livro são lindas.
A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é um livro de ficção científica independente, lançado pela Darkside Books com o selo DarkLove, com alienígenas, inteligência artificial e até viagens intergalácticas. O livro foi lançado originalmente por meio do financiamento coletivo.
Leia também:
Resenha: Um dia (David Nicholls)
Lançamentos Literários: Setembro/2017
Resenha: Faça amor, não faça jogo (Ique Carvalho)
Informações do livro
Autor: Becky Chamberss
Editora: DarkSide
ISBN: 978-85-9454-050-8
2 thoughts on “Resenha: A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil (Becky Chambers)”
Clarisse
(14 de outubro de 2017 - 16:44)Estou louca p ler este livro e como é lindo!
Bruna Camilo
(20 de outubro de 2017 - 20:18)Sim, é muito lindo mesmo Clarisse. Aposto que, quando ler, não vai se arrepender! (: