O mercado cultural tem se inovado frente a um dos cenários mais complexos dos últimos tempos. Se as Lives foram uma saída que muitos músicos encontraram para fazerem seus shows, agora é a vez dos fotógrafos se adaptarem ao cenário atual.
Foi dentro de um contexto de reclusão social que conhecemos a proposta do fotógrafo Anderson Macedo da técnica Web Shooting. O termo ainda em inglês já ganhou adeptos aqui pelo Brasil e Anderson que mantém seu estúdio no centro de São Paulo fechado viu no método uma forma de produzir arte. Como explica: “A arte é plural e essencial à natureza humana. Amo o que faço e não aguentava mais ficar sem criar e trocar com as pessoas”, contou o fotógrafo sobre o surgimento do manifesto artístico.
Esse pulsar e sensibilidade artística levaram Anderson Macedo a convidar um time de 12 artistas e influenciadores, entre elas, atrizes, atores, modelos e amigos. Leonardo Miggiorin, Vincenzo Richy, Vivi Orth, Thaíz Schmitt,
Andressa Alves, Alex Trevelin, Gabriele Di Pierro, Rafael Cappellari, Camila Lima, Isabella Soledade, Victor Botene e Edson Moreton foram convidados.
Muito além de se manter dentro de um contexto econômico, este novo método consiste em preservar a arte em um momento que a humanidade tem anseio de ver o belo, mesmo dentro do caos. E engana-se quem pensa que com a tecnologia dos celulares o trabalho se torna mais fácil. O controle da luz é o grande desafio, “no estúdio é possível ter este controle, mas a distância instiga uma situação que é controlada pelo olhar sensitivo de enxergar além das lentes e da tela”, narra Anderson sobre o desafio de fotografar pela tela.
Por falar em luz, esse foi um dos comentários feitos pela atriz e modelo Thaíz Schmitt ao contar que até mesmo questões técnicas como a falta de luz podem servir para novas experiências. Afinal a luz natural é uma das aliadas no processo.
O fotógrafo explica que o Web Shotting não se preocupa muito com a qualidade da imagem, mas sim com o conceito do ensaio. Por isso, a conversa e criação do ensaio se estabelecem com antecedência. Nesse quesito criação, o ensaio realizado com o músico Victor Botene chamou a atenção pela utilização do elemento musical. O violino de Botene acabou entrando no jogo cênico e foi usado no ensaio, dando um tom diferenciado e realista para a sessão do músico.
Pensando nisso, Anderson Macedo, promete que até o fim da quarentena continuará produzindo novos conteúdos por vídeochamadas, além de planejar um editorial exclusivo com essa ideia.
(Fotos com a atriz e modelo Thaíz Schmitt).