Sabe aquela pequena e velha casinha de madeira? Ela até é lembrada na exposição Arquitetura para Cães (Architecture for Dogs), em cartaz na Japan House, mas seu formato aparece em versões bem diferentes. Já a madeira, essa sim, é usada na maioria das pequeninas casas, pensadas exclusivamente para cada raça de cachorro. Já imaginou como seria isso?
Os arquitetos que fazem parte do projeto Architecture for Dogs pensaram. Pensaram e executaram! Graças a eles, até o dia 07 de abril de 2019, todos os apaixonados por dogs poderão descobrir novas e divertidas casas para cachorros, com a possibilidade de replicá-las.
Casas do Primeiro Andar
Como a maioria das exposições que acontecem na Japan House, a mostra Arquitetura para Cães está dividida em dois andares. No primeiro, cada casinha exposta foi planejada e construída de acordo com as características de diferentes raças, o que gerou arquiteturas inusitadas, fofas, engraçadas, úteis, convenientes e, algumas, aparentemente confortáveis, até para humanos!
Entre as 15 raças que ganharam a própria casa (idealizadas por arquitetos como Kenya Hara, Kengo Kuma, Kazuyo Sejima, Sou Fujimoto, entre outros) estão:
- Beagle
- Bichon Frise
- Boston Terrier
- Chihuahua
- Dachshund Smooth
- Jack Russell Terrier
- Labrador Retriever
- Papillon
- Pug
- Shiba
- Spitz
- Toy Poodle
- Yorkshire Terrier
- Japanese Terrier
- Teacup Poodle
Quantos às obras, uma das que mais chama atenção no salão térreo é a “Mobile Home For Shiba” (Uma Casa Móvel Para Shiba), de Toyo ITO, pois lembra uma espécie de carrinho de bebê, com três rodinhas, cobertura e direito a “estofado”.
Outra obra que se destaca, especialmente pela íntima relação entre dono e pet, é o “Wanmock”, uma espécie de minicama, em madeira, literalmente vestida com uma peça de roupa (uma camisa, por exemplo), o que possibilita que o bichinho se sinta mais perto daquela pessoa que ele tanto gosta na casa.
Casas do Último Andar
Continuando a exposição Arquitetura para Cães, no andar superior são encontradas mais variedades de arquiteturas, a maioria em miniatura. Mas, diferentemente do que se vê no primeiro andar, no piso superior as obras não são necessariamente casas. São como objetos decorativos ou peças que integram os dogs com o lar humano, aproximando ainda mais os bichinhos dos seus donos.
Um ótimo exemplo disso são as cadeiras de mesa com escada. Elas permitem que os cachorrinhos subam os degraus necessários para se juntarem à mesa. Assim, ficam na mesma altura de seus donos. Imagine como isso seria com o seu dog!
É no último andar também que os visitantes descobrem uma surpresa: todos podem ter acesso ao projeto de design das arquiteturas apresentadas na exposição. Isso significa que você pode escolher a nova casa para seu bichinho e construí-la. Está tudo na internet!
Quem quiser, também pode fazer o papel inverso: criar a própria arquitetura e compartilhar o passo a passo no site: architecturefordogs.com. Vai fazer parte?
Alerta aos cachorros de plantão: nenhum bichinho está autorizado a entrar na exposição. Mas, na parte externa da Japan House, há algumas obras disponíveis e todos os dogs estão convidados a testá-las.
Serviços da Exposição Arquitetura para Cães
Duração da exposição: de 19 de janeiro a 7 de abril de 2019
Local: Japan House – Av. Paulista, 52 (próximo à estação Brigadeiro do Metrô)
Horário: de terça a sábado das 10h às 21h | domingo e feriado das 10h às 18h
Valor: entrada gratuita
Para ver outras exposições que estão acontecendo em São Paulo, continue navegando pelo E.T.C.!