Em cartaz na Galeria Marília Razuk a exposição Poro, individual da artista Maria Laet, com curadoria de Bernardo José de Souza, a exibição reúne trabalhos desenvolvidos em diversas plataformas: vídeos, fotografias, monotipias, objetos e até uma instalação. Com eles, a artista propõe ao espectador uma pausa no tempo para se despir da necessidade habitual e, muitas vezes, cartesiana, pelo controle.
Maria Laet age sem pressa, seu tempo é outro, atravessa o homem e a natureza de maneira tão fluida quanto uma névoa. A partir da dialética sobre o tempo, em uma ação quase que banal, Laet costura o solo da terra do Parque Lage. Trata-se da série de fotografias Terra (Parque Lage), de 2015, no qual ela se debruçava sobre o chão e o alinhava, calmamente, criando uma espécie de veia entre duas árvores.
De forma quase que instintiva, a artista se atém aos detalhes que passam despercebidos por olhares apressados e constrói intervenções poéticas, nas quais reflete o tempo e questiona, sutilmente, limites.
Em uma sala escura, o espectador é convidado a caminhar pela sala, adentrando-se em uma atmosfera onde o tempo é outro. O espaço é marcado ao ritmo do movimento: a cada passo, um suave tilintar. Na obra de Maria existem apenas o branco, o preto e todas as variações possíveis do cinza, a artista abdicou da cor e a imprevisibilidade do desenho se dá como reação ao processo criativo da artista.
Maria Laet nasceu no Rio de Janeiro, vive e trabalha em sua cidade natal. Seu trabalho é criado por ações e pelo resultado de gestos e intervenções sutis, numa prática que envolve desenho, gravura, fotografia e vídeo. Esses meios agem como canais, plataformas para os processos da artista, como peles, que levam suas intenções e revelam a ação como um arquivo.
Ela ainda participou de residências artísticas, coletivas e sua obra também integra inúmeras coleções. O público pode visitar a mostra até o dia 20 de Outubro.
Serviço: Exposição “Poro” – Maria Laet
Onde? Galeria Marília Razuk – Sala 1
Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 131 Itaim Bibi, SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h / sábado, das 11h às 16h
Informações no site.
Confira outras notícias e fique por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural.