Em cartaz na SIM Galeria a mostra “Mr Fusion“, de Rodrigo Torres com nome inspirado em artefato do filme “De Volta para o Futuro” que converte lixo em energia para o Capacitor de Fluxo e os Circuitos do Tempo. O trabalho da série Neolítico Express, reúne obras em cerâmica que remetem à globalização e a novas formas de trabalhar a escultura.
O artista expõe 14 obras e traça um paralelo entre globalização, passado e futuro por meio de obras de arte em cerâmica. Rodrigo Torres se apropria da cerâmica, inclusive, para gerar a seguinte ilusão: um material pode ser transformado, figurativamente, em outro material. Rodrigo reproduz fielmente – com a base de argila tingida – o papelão, o isopor e a fita adesiva, e recria plástico bolha com vidro. No entanto, tais elementos, que têm como finalidade embalar e proteger objetos, assumem a função de invólucro do vaso, peça com caráter museológico e status de obra de arte.
As peças indicam a renovação das formas de trabalhar a escultura, que ganhou novos rumos a partir da década de 1960 no Brasil pelas mãos de personalidades como Tunga, com sua transcendência onírica, e Helio Oiticica, criador dos interativos ‘Bólides’. Apoiado nessa herança, Rodrigo utiliza técnica e objeto milenares – a cerâmica e o vaso – para conceber um trabalho contemporâneo, focado na materialização de um pensamento poético sobre a sociedade atual.
Serviço: “Mr Fusion” – Rodrigo Torres
Local: SIM Galeria.
Endereço: Rua Sarandi 113 – A, Jardins – SP.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado das 10h às 15h. (Não abre aos domingos e feriados)
Maiores informações no Site.
Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural.