Em cartaz no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) a exposição TOYOTA – O Ritmo do Espaço. Apresentada anteriormente no Rio de Janeiro, onde despertou a atenção dos críticos e contou com grande sucesso de público, tem curadoria de Denise Mattar.
A exposição resgata o percurso do artista Yutaka Toyota com cerca de 80 obras, reunindo trabalhos dos anos 1960, uma recriação da instalação imersiva “Quarto Escuro”, presente na X Bienal de Arte de São Paulo, e obras premiadas no Panorama do Museu de Arte Moderna de São Paulo, na década de 1970.
A mostra traz, ainda, obras pertencentes a acervos de instituições como Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Palácio Itamaraty, Coleção Roberto Marinho, além de importantes coleções particulares. Dentro do núcleo histórico, tem destaque um ensaio fotográfico realizado por Alair Gomes sobre a obra do artista.
Yutaka Toyoda nasceu na cidade de Tendo, ao norte do Japão. O sobrenome, herdado do pai, desde o início de sua carreira no Brasil foi trocado pela imprensa por Toyota (com “t”), e posteriormente adotado. Quando pequeno, desenhava e fazia aquarelas das paisagens nas diversas estações do ano. Na infância, também conviveu com a marcenaria do pai, tendo contato com a fabricação artesanal de móveis.
Os primeiros objetos que Toyota criou, fixou-os nas paredes – relevos côncavos, convexos, com suporte de madeira forrado de alumínio na parte frontal. Não usava muito o poliéster devido ao alto custo, e pelo mesmo motivo ainda não usava o aço inoxidável. O alumínio foi o mais usado pelo preço acessível e o utilizava polido como espelhos para obter os reflexos. Sobre as superfícies, colocou esferas pintadas de branco, que se deformavam (mais que em seus quadros) no reflexo.
Toyota até hoje trabalha com os três elementos básicos do universo – o círculo, o triângulo e o quadrado –, transferindo para a tridimensão a esfera, a pirâmide e o cubo.
Os visitantes também terão a oportunidade de ver painéis das obras públicas de sua autoria, realizadas entre os anos 1980 e 2010, no Brasil e no Japão, e esculturas recentes, de grandes dimensões, concebidas pelo artista especialmente para a exposição.
A escolha do MAB FAAP para a apresentação da mostra em São Paulo reflete uma antiga parceria de Toyota com a Instituição, que tem em seu campus algumas obras monumentais do artista, integradas ao dia a dia dos alunos. Coincidentemente, ela chega à cidade no mês de comemoração pelos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
O público pode conferir a mostra até o dia 2 de Setembro.
Serviço: TOYOTA – O Ritmo do Espaço
Local: MAB FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo – SP, 01242-902
Horário: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 19h, última entrada às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, última entrada às 17h.
OBS.: Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriados.
Contato: (11) 3662-7198
Informações no Site.
Entrada gratuita
Confira outras notícias e fique sempre por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural.