Ícone do site E.T.C.

Exposição Conflitos: “Fotografia e violência política no Brasil” no IMS/SP

Exposição Conflitos

Foto: Reprodução

Em cartaz no IMS/ SP a exposição Conflitos: Fotografia e violência política no Brasil 1889-1964, que contradiz a imagem do Brasil como país pacífico e oferece um olhar sobre a história nacional que colabora na compreensão da atual crise política. Com curadoria de Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS, a mostra possui imagens pertencentes a 30 coleções particulares e públicas de todo Brasil, além de fotografias do acervo do IMS.

Com um panorama de imagens de guerras civis, revoltas e outros episódios de confronto armados envolvendo o Estado brasileiro, entre a Proclamação da República e o golpe de 1964. Conflitos aborda o papel das imagens fotográficas nesses eventos, seu uso político e suas formas de circulação. São trabalhos de autores conhecidos, como Juan Gutierrez e Flávio de Barros, e de inúmeros anônimos, amadores ou profissionais, nos mais diversos suportes, montando um painel heterogêneo sobre as práticas fotográficas no Brasil.

Em um retrato um tanto atípico do Brasil, esta exposição reúne fotografias de conflitos políticos – revoltas, revoluções, insurreições e guerras civis – que tiveram desfechos violentos envolvendo as Forças Armadas. Entre o golpe que deu origem à República e o de 1964, trata-se de um período fundamental na formação do país, que antecedeu duas décadas de ditadura. O que se vê são fragmentos de uma história de disputas e balas: o olhar ingênuo do jovem soldado em contraste com mortos e feridos; cenas de escombros e depredações; expressões de desolação, perplexidade e fúria.

Toda imagem realizada num conflito é interessada e abordá-la é analisar também os fatores que moldam seus significados. A exposição procura mostrar como as fotografias cumpriram o papel de arma na disputa por opiniões, ao mesmo tempo que apresenta um panorama heterogêneo do percurso da imagem documental ao longo de 75 anos.

Foram reunidas cópias em papel de albumina, típicas do fim do século XIX, imagens projetadas, impressas sobre vidro, estereoscópios, álbuns, cartões-postais, cinejornais, impressões em papel de gelatina de prata que pertenceram à redação de jornais e imagens em movimento.

Não perca esse importante resgate sobre o panorama da história do nosso país. O público pode visitar a mostra até 29 de Julho de 2018.

Foto: Reprodução

Serviço – Exposição Conflitos no IMS – SP

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – Galeria 3

Visitação:  Terças a domingos (exceto segunda), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

Confira outras informações no Site. 

Entrada gratuita

Confira outras notícias e fique sempre por dentro na nossa Agenda Cultural.

 

Sair da versão mobile