Irreverente por fora. Surpreendentemente acolhedor por dentro. Assim é o Red Bull Station, um centro cultural com a cara da cidade de São Paulo. O espaço é rústico, moderno e muito democrático, com entrada gratuita.
Seu interior espaçoso chama atenção pela decoração descolada, mas há muito mais do que isso. O local está imerso em música, arte e inovação, servindo, amparando e incentivando as pessoas a realizarem diversos projetos artísticos.
Mais energia à arte
Primeiramente, é importante dizer que o Red Bull Station tem projetos que não se restringe ao Brasil. O Red Bull Studios, por exemplo, é internacional, realizado em outras 11 cidades ao redor do mundo, como Nova Iorque, Tóquio, Paris e Londres.
Como sede desse grande estúdio em Sampa, foi escolhido um prédio antigo, da década de 1920, perto do centro da cidade. O curioso é que lá funcionava uma estação de energia chamada Riachuelo (devido a uma rua próxima com o mesmo nome), e não seria esse o lugar perfeito para uma marca de energético tirar seu projeto do papel? Depois de uma boa restauração, foi o que aconteceu!
Na prática, embora a Red Bull seja internacionalmente conhecida, não é preciso ser famoso para conseguir acesso ao estúdio de música do local. Na verdade, a ideia é justamente ajudar os grandes talentos, ainda iniciantes e independentes, a alcançarem seus objetivos e conseguirem mais oportunidades.
Por meio de residências artísticas, que é uma ação permanente do projeto, os interessados podem produzir suas artes em caráter de experimentação. Isso é feito com música, performance, manifestações visuais ou novas mídias. Os participantes ganham um espaço individual e ateliês para realizar os trabalhos necessários. A cada edição, seis novos artistas são escolhidos e acompanhados por Fernando Velázquez, o curador do projeto em São Paulo.
Trabalhos realizados
O projeto já ajudou artistas de diversos estilos e no site do Red Bull Station é possível conferir os nomes daqueles que já passaram pelas edições de residências artísticas.
Também é na página oficial do espaço que os períodos de inscrições para novas residências são divulgados. Por isso, se você tem interesse em testar, melhorar e divulgar a sua arte, fique atento!
Programação cultural
Além de incentivar a produção artística, o Red Bull Station também abre espaço para diversos eventos, como:
- palestras;
- workshops;
- exposições;
- exibições de filmes;
- apresentações musicais.
Dessa forma, mesmo quem não é artista pode se beneficiar do projeto, do ambiente e de todas as discussões que ali acontecem. Os temas, em geral, são relacionados à arte, música e inovação, mas também acontecem encontros que reúnem pessoas de diversas áreas.
Vale a pena ficar de olho na programação, pois os artistas independentes e menos conhecidos são o foco do Red Bull Station. No entanto, o espaço também está aberto a nomes já conhecidos no mercado da música e da arte.
Curiosidades sobre o Red Bull Station
1. O Red Bull Station está em um prédio cuja fachada foi tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.
2. No mundo, a sede de São Paulo foi a primeira da Red Bull a ser permanente.
3. Na laje do prédio, com uma ótima vista da região do centro, foi instalada uma marquise metálica que consegue captar a água da chuva para reuso.
4. Como muitos edifícios antigos, o utilizado pela Red Bull em São Paulo também tem um porão. Nele, há espaço para exposição, área para ensaios, camarim e lounge.
5. A restauração do local preservou a história do prédio e, mesmo depois de tanto tempo, ainda é possível encontrar muitas referências da antiga estação de energia dentro do Red Bull Station.
Quer visitar?
Seja você um artista ou não, pode conhecer os cinco andares do Red Bull Station gratuitamente. Visite o estúdio, os espaços amplos da antiga estação e delicie o que achar melhor no bar/cafeteria/restaurante do local.
O prédio está localizado na Praça da Bandeira, 137, no centro de São Paulo (em uma ilha de asfalto entre as avenidas 9 de Julho e 23 de Maio). As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 11h às 20h, e aos sábados, das 11h às 19h.
Se quiser, pode conhecer o prédio com a companhia de um guia que conta detalhes sobre o local. Mas também é permitido descobrir o lugar sozinho, refletir um pouco na laje do prédio, absorver a energia da arte e se inspirar!
Para conhecer outros lugares interessantes na cidade de São Paulo, visite a nossa seção “Seja + Turista”.