O MASP abre um novo ciclo de exposições em 2018, um ano que será dedicado às histórias afro-atlânticas, com exposições, seminários, programas de mediação e publicações em torno das trocas culturais entre a África, a Europa e as Américas. A primeira delas é Imagens do Aleijadinho, apresenta a obra de Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), o Aleijadinho, uma das principais referências da arte sacra, do barroco e do rococó no Brasil, ativo em Minas Gerais de meados do século 18 ao início do século 19.
Aleijadinho é um dos artistas brasileiros mais conhecidos do grande público, graças às obras sacras esculpidas em madeira e pedra-sabão entre os séculos XVIII e XIX, durante o Ciclo do Ouro nas cidades históricas de Minas Gerais. A mostra tem o foco nas esculturas devocionais criadas pelo artista para altares de igreja e oratórios em residências, incorporadas, ao longo dos anos, a acervos públicos e privados.
A maioria das pessoas conhece mais o Aleijadinho pelo mito que cerca sua figura do que por sua obra. Muitos inclusive ignoram o fato de ter sido um artista negro — frisa Rodrigo Moura, curador-adjunto de arte brasileira do Masp, que assina a seleção da mostra. — A proposta é mostrá-lo como um artista que incorporou elementos da Europa, da África e da América, mais do um brasileiro que recriou aqui o barroco europeu. Sua obra reflete características das sociedades do Ciclo do Ouro em Minas, que eram compostas em 80 por cento de pessoas negras e pardas, como ele.
A exposição reúne 37 esculturas devocionais cuja autoria foi atribuída ao Aleijadinho ou a sua oficina por diferentes especialistas ou pela tradição em diferentes momentos. Essas obras pertencem a acervos de museus, igrejas e coleções particulares.
Na exposição, além das esculturas do Aleijadinho, um conjunto de obras de outros autores faz referência à figura, à obra ou ao contexto do mestre mineiro, tais como mapas de Minas Gerais e Vila Rica no século 18 , gravuras de viajantes estrangeiros que passaram pela região no início do século seguinte, imagens de fotógrafos que registraram suas obras e trabalhos de artistas que foram influenciados por sua arte ou que se referem a ela na produção moderna e contemporânea.
O público pode conferir a mostra até 3 de Junho.
Serviço – Imagens de Aleijadinho
Local: MASP – SP
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Horários: De terça a domingo, das 10h as 18h
Ingressos: R$ 35 (inteira) – R$ 17 (meia)
Maiores informações através do Site.
OBS.: Crianças até 10 anos não pagam e a entrada é LIVRE as terças feiras.
Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural.