O Itaú Cultural apresenta a Ocupação Angel Vianna, uma homenagem a um dos principais nomes da história da dança no Brasil. Bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento, Angel realiza, desde a década de 1950, um profundo estudo sobre o corpo e o seu deslocamento no espaço. Ela vem mobilizando o universo da dança e é uma das pioneiras da dança contemporânea no Brasil.
A Ocupação Angel Vianna, que será inaugurada hoje a noite, homenageia a bailarina, coreógrafa e educadora, revela momentos importantes de sua carreira através de fotos, documentos e vídeos. Eles celebram a energia e a sensibilidade de uma artista que, prestes a completar 90 anos, permanece ativa, totalmente antenada com o mundo e interessada em tudo o que diz respeito à carreira que a consagrou.
A artista iniciou sua trajetória em Belo Horizonte, cidade em que nasceu em 1928 e onde fez sua primeira formação, em balé clássico. Produz, cria e ensina dança desde 1948 e foi ainda na capital mineira que ela encontrou seu companheiro de vida e de obra, Klauss Vianna (1928-1992). Da parceria profissional, surgiu a primeira escola de dança. Angel é reconhecida em seu trajeto na dança por seu olhar sensível às singularidades dos corpos. Com propostas corporais centradas na autonomia e nas experiências pessoais de cada indivíduo, seu trabalho se estendeu aos campos artístico, pedagógico e terapêutico, ajudando na reabilitação de pessoas com deficiências.
Além da exposição, fazem parte da Ocupação Angel Vianna, uma publicação impressa preparada especialmente para esta Ocupação e atividades de dança que dialogam sinergicamente com a mostra. Os espetáculos que contam com a bailarina na direção ou no palco – como Ferida Sábia, Amanhã É Outro Dia e “O Tempo Não Dá Tempo” – e que estrearam no Rio de Janeiro no início do ano, agora chegam inéditas para o público de São Paulo, fazendo parte da programação paralela do instituto.
Ela é a homenageada e sua importância para a área, revestida de energia e sensibilidade, é singular e revelada nesta que é a 38ª mostra da série Ocupação e abre a temporada neste ano.
A Ocupação Angel Vianna integra o rol de atividades do Itaú Cultural que visa valorizar a dança brasileira. A curadoria é compartilhada pela equipe do espaço, formada pelos núcleos de Cênicas e de Educação, ao lado da bailarina e coreógrafa Ana Vitória.
A dança como instrumento da liberação do corpo e da mente, se entrelaça na vida e obra desta educadora e pode ser visitada até o dia 29 de Abril.
Serviço – Ocupação Angel Vianna
Onde? Itaú Cultural – Piso Térreo
Endereço: Avenida Paulista, 149
Visitação da Ocupação: De quinta 1 de março a domingo 29 de abril de 2018
Horário: terça a sexta, das 9h às 20h (permanência até as 20h30) e sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Instalação performática “Ferida Sábia”
Data: Dias 1 e 2 de Março
Horário: 20h
Local: Sala Multiuso
Duração: 35 minutos
Capacidade: 70 pessoas
Classificação: Livre
OBS: Distribuição de ingressos
Público preferencial: duas horas antes do evento, com direito a um acompanhante
Público não-preferencial: uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa
Interpretação em Libras
Solo Amanhã é Outro Dia
Data: 3 de Março
Horário: 20h
Data: 4 Março
Horário: 19h
Local: Sala Itaú Cultural
Duração: 50 minutos
Capacidade: 224 lugares
Classificação: 10 anos
OBS.: Distribuição de ingressos:
Público preferencial: duas horas antes do evento, com direito a um acompanhante
Público não-preferencial: uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa
Interpretação em Libras
O tempo não dá tempo
Data: De 5 a 8 Abril
Mais informações através do Site.
Confira outras notícias e fique por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural.