Teve início em São Paulo no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) a Exposição Basquiat, que traz uma retrospectiva da obra do artista norte-americano, Jean-Michel Basquiat. Apesar da curta carreira, entre os 17 e 27 anos, o nova-iorquino teve uma produção intensa, criou freneticamente e redefiniu as fronteiras entre a arte africana, grafite e a pichação. Sendo considerado um dos nomes mais importantes da década de 80.
Com mais de 80 peças, distribuídos em três andares, os trabalhos expostos no Centro Cultural Banco do Brasil apresentam o pintor, desenhista e gravurista desde o início da sua carreira. Basquiat, destacou-se primeiro por seus desenhos e grafites em muros e nos metrôs nova-iorquinos, assinados em parceria com o amigo Al Diaz sob o pseudônimo Samo (same old shit ou “mesma merda”, em tradução literal). Em seguida, seguiu carreira como um dos protegidos e parceiro de Andy Warhol, que também está presente com sua arte na Mostra. O ícone da pop arte foi um grande colega de Basquiat e, da parceria, o CCBB expõe quatro telas: Heart Attack , Thin Lips , Eggs e Untitled (Two Dogs).
Jean-Michel Basquiat alcançou um patamar elevado e de muito valor no mercado da arte, suas obras valem milhões. Os quadros expostos no CCBB pertencem ao colecionador israelense Jose Mugrabi, que conheceu Basquiat na época em que ele fazia trabalhos em parceria com Andy Warhol – por isso, as três telas desse período ganham destaque no segundo andar da instituição.
Outra curiosidade da mostra é um conjunto de pratos pintados por Basquiat em homenagem aos artistas admirados por ele, como Pasolini, Picasso, Dalí e, é claro, Warhol – todos estão expostos no segundo andar do museu.
“A obra dele manteve a atualidade, um fascínio, tanto da parte visual, estética, quanto do conteúdo”, ressalta o curador Pieter Tjabbes, ao comentar como os trabalhos ainda mostram forte apelo, especialmente entre os jovens. “Ele tem um trabalho intuitivo. Insere tudo o que está fazendo, pensando, o que está acontecendo ao redor dele entra nas obras, seja em imagens, seja em palavras. Ele é uma esponja”, acrescenta, ao explicar um pouco sobre o método de Basquiat, que costumava deixar o rádio e a televisão ligados ao mesmo tempo enquanto trabalhava no ateliê. “Ele era bombardeado por todas essas informações o tempo inteiro”
Em São Paulo será possível conferir sua trajetória até o dia 7 Abril. Em seguida, a exposição segue para Brasília, depois para o BH (16 de Julho a 26 de Setembro) e Rio de Janeiro (12 de Outubro a 8 de Janeiro de 2019). Não perca tempo e vai logo conferir!
Serviço: Exposição Basquiat no CCBB
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro – SP
Horário de Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Ingresso: Grátis
Maiores informações através do Email e no Site
Visitação com hora agendada:
Para evitar filas e agendar a visita à exposição, acesse o site ou app Eventim (Android ou IOS). Também é possível emitir seu ingresso na bilheteria física no CCBB São Paulo.
Fique atento às publicações do E.T.C e confira outras Exposições e tudo que está rolando aqui