Quem se lembra da nossa entrevista com o cantor e compositor Vinicius Castro? Nós falamos com ele sobre o álbum “Broken Machine Project”, lançado no ano passado, em que ele se inspirou em poemas para compor um disco coletivo com a ajuda de diversos músicos americanos. Na época, ele vivia em Nova York e conseguiu criar uma obra de arte cheia de talentosos artistas. Agora, Vinicius está morando em Murcia, na Espanha, e captou a energia do local para poder entrar em sua mais nova produção Ancestrais. A faixa teve lyric vídeo disponibilizado na semana passada.
A ideia da composição vem muito pela forma que a cidade funciona e foi erguida. A história de uma cidade tão antiga, as construções que revelam os povos que as fizeram, os desfiles tradicionais e até mesmo as pessoas dançando, batendo palmas, sapateando, tocando castanholas, violinos e acordeões pelas ruas, terminam por dar a pitada de inspiração que ele necessitava para a faixa.
A música foi escrita também como um presente dele para sua esposa, com quem mora na Espanha e aprende a lidar com a rotina de uma cidade completamente nova.“Quando se escolhe dividir a vida com alguém, o impacto dessa pessoa na sua vida é absoluto; levei 10 anos até conseguir achar as palavras que traduzem o que sinto. Tudo me fez refletir muito (…) Principalmente pela nossa brasilidade, que é fruto também desses países europeus e africanos. Me peguei pensando nesse passado comum que temos com essa civilização e também sobre nossas diferenças”, diz Vinicius Castro.
Vinicius é o responsável por quase toda a produção. É ele que faz a voz, violão, palmas, guitarra, ukulele, arranjo, gravação e mixagem. Já Marcelo Saboya é quem assina o baixo elétrico e Luiz Tornaghi, a masterização.