Ícone do site E.T.C.

Em exposição, Yoko Ono comprova que "O Céu Ainda é Azul, Você Sabe…"

Exposição Yoko Ono

Mostra está no Instituto Tomie Ohtake, tem entrada gratuita às terças-feiras e fica aberta ao público até o dia 28 de maio

“Que exposição demais!”. Foi o que alguém disse ao passar pela porta de saída da mostra “O céu ainda é azul, você sabe…”, da artista Yoko Ono. E é exatamente isso! A todo instante, Yoko convida os visitantes a criarem, contribuírem com suas obras e a se sentirem um pouquinho artista também!

No início, no meio e no fim, você será provocado. Provocado à ver, tocar, tentar, participar, mas principalmente à sentir! É claro que cada um tem sensações e experiências diferentes, porém, desde a primeira obra, sobre tristezas e felicidades, até a última, que reúne Post-It com as memórias dos visitantes sobre suas mães, Yoko mexe com os sentimentos.

Post-It com memórias dos visitantes sobre as mães, em parede da exposição

Saiba um pouco do que você vai encontrar

Nesse tom, de brincadeira, curiosidade e criação, ao entrar nos salões de exposição (são três ao todo), você vai encontrar algo jamais visto ou vivido. Até porque, mesmo sem um guia, lá dentro você sabe exatamente o que fazer, já que muitas obras são, na realidade, placas com lindas e reflexivas instruções.

Ao todo, são 65 peças instrutivas. Algumas delas, dizem para você experimentar. Experimentar não dizer nada negativo sobre ninguém, experimentar ver um saco cheio de sementes ser esvaziado ao vento, experimentar tocar o próximo, ter um espaço como propriedade e uma série de outros experimentos. Por mais estranho que pareçam, lá dentro, tudo faz sentido! E quer saber? Por que não tentar?

Permita-se experimentar!

Quanto à parte prática – já que, neste caso, a exposição não é apenas para ver – os visitantes são convidados à formar diversas obras de arte. Algumas delas, devido à grande quantidade de pessoas que já passaram por lá, estão completamente prontas, como é o caso da primeira, sobre felicidades e tristezas.

No entanto, ainda há muito o que ser feito, como, por exemplo, consertar pratos quebrados, colocar pregos em quadros, ajudar a pintar um quadro, entrar dentro de um saco preto, carimbar a paz pelo mapa mundi ou, em um dos momentos mais especiais da exposição, fazer um pedido ao mundo e pendurá-lo em uma árvore, no centro do salão.

Mulher decidindo onde carimbar a “paz” no mundo, no último salão da exposição

Após fazer isso, a instrução é pedir que a árvore envie seus pedidos à todas as árvores do mundo. Essa é a ideia! Que você permita-se à tudo que é proposto na mostra e que, ao sair, se você não disser: “Que exposição demais!”, que ao menos consiga enxergar: “O céu ainda é azul, você sabe…”!

Árvore dos desejos, repleta de pedidos dos visistantes

Serviço: Exposição Yoko Ono

Data final da exposição: 28 de maio de 2017
Local:
Instituto Tomie Ohtake – Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros.
Horário: de terça a domingo, das 11h00 às 20h00 | terças-feiras, entrada gratuita.
Valor:
R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada).
Para comprar: acesse ingresse.com

Sair da versão mobile