Resenha: A Balada de Adam Henry (Ian McEwan)

Sábado é dia de relaxar, esquecer todos os estresses do trabalho e focar somente naquilo que te faz feliz. Se você for como eu, vai pegar esses dois dias de descanso para ler um livro. Pois bem, é por isso que hoje eu trouxe uma resenha para vocês do livro “A balada de Adam Henry”, escrito pelo Ian McEwan, autor britânico que também escreveu livros como “Atonement“, que depois foi adaptado para o filme “Desejo e reparação” com a atriz Keira Knightley como protagonista.

A estória

O livro tem como protagonista Fiona Maye, juíza da Vara da Família, que está passando por um momento complicado em sua vida pessoal. Devido a um caso atribulado – que cabia somente a ela resolver – no Tribunal, ela acabou se afastando bastante do marido, que, por sua vez, foi á procura de outra mulher para preencher seus desejos. Fiona descobre o caso e, com isso, seu casamento fica por um fio.

Porém, mesmo abalada com toda essa situação, as decisões de seu trabalho ainda a aguardavam e ela teria agora que decidir o destino de Adam Henry – um garoto de 17 anos que sofre de um tipo de leucemia rara.

O que acontece aqui é que Adam precisa de uma transfusão de sangue para salvar sua vida, mas ele e sua família – que são testemunhas de Jeová – se colocam contra o procedimento por motivos religiosos e não dão autorização para o hospital fazer o que era necessário para salvá-lo.

Fiona, então, decide que precisa conhecê-lo e conversar com ele sobre as consequências de sua escolha antes de tomar a decisão de como o hospital deveria prosseguir em seu tratamento. Após a visita e com todo o depoimento escutado de ambas as partes, ela volta ao Tribunal e toma a sua decisão. Mas, o que não imaginava era que essa decisão fosse mudar tanta coisa em sua vida e na de outras pessoas.

A partir de então a preocupação com o casamento não seria – nem de perto – a única coisa a ocupar seu pensamento, já que esse caso não era só mais um encerrado em sua gaveta como foram tantos outros semelhantes.

Crítica

A estória é muito boa, mas confesso que levei um tempo para me empolgar com ela e me prender de verdade na narrativa. Outra coisa que eu senti que me atrapalhou um pouco durante a leitura foi o excesso de detalhes de situações que o autor apresenta, já que, na minha opinião, não acrescentou nada ao ponto principal do que estava acontecendo no livro.

O livro faz parte do kit de junho de 2016 da TAG Experiências Literárias, assim como ” A Improvável Jornada de Harold Fry” que já resenhei aqui no E.T.C. e você também pode conferir clicando aqui.

Informações do livro:

ISBN: 978-85-359-2513-5

Autores: Ian McEwan

Editora: Companhia das Letras

Post Author: Bruna Camilo

0 thoughts on “Resenha: A Balada de Adam Henry (Ian McEwan)

    Roberto

    (4 de fevereiro de 2017 - 10:49)

    Ian McEwan é um dos autores que está na minha interminável lista. Ainda não li nada dele…mas pelo que sua crítica diz, este talvez não seja o melhor livro dele. Obrigado por compartilhar. um abs

      Bruna Camilo

      (4 de fevereiro de 2017 - 23:02)

      Oi Roberto! Eu que agradeço por seu comentário.
      Esse foi o primeiro livro que li do Ian McEwan, mas como disse não gostei muito do excesso de detalhes em situações que não acrescentaram ou mudaram nada na estória. Mas, não vou desistir do autor, espero que os outros não sejam dessa forma. 🙂

      Bruna de Oliveira

      (5 de fevereiro de 2017 - 18:52)

      Roberto, não li nenhum livro do autor, mas vi ‘Atonement’ (Desejo e reparação) que é baseado na obra dele. E o filme é simplesmente sensacional! Acredito que livro seja de qualidade semelhante ou até melhor!

        Roberto

        (5 de fevereiro de 2017 - 19:09)

        Obrigado pela dica, Bruna. Um abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *