Resenha: Persépolis (Marjane Satrapi)

Persépolis é uma autobiografia em quadrinhos de Marjane Satrapi. Iraniana que queria poder salvar o mundo, mas aos 10 anos conheceu a guerra.

Bisneta de um imperador do Irã, Marjane foi educada com a tradição da cultura persa, com valores ocidentais e de esquerda. E graças aos seus pais, sempre esteve em contato com assuntos da revolução.

img_4501

No livro, ela conta tudo que aconteceu em sua vida. Todas as mudanças desde que a guerra começou e a República Islâmica controlava o que as pessoas deveriam vestir e como agir. Passando por sua infância, adolescência e vida adulta.

Além disso, ela conta outras mudanças em sua vida como quando ela resolveu se casar e a dificuldade que teve ao morar na Áustria.

img_4523

É muito interessante poder conhecer a sua história ao mesmo tempo que colhemos conhecimentos dos acontecimentos em seu país. Através do livro temos uma visão diferente do que foi esse período, as mudanças que a guerra – e tudo que sucedeu – causou na sua vida desde que era apenas uma criança.

img_4525

Acho muito interessante a escolha de contar a história em forma de quadrinhos. É um jeito pouco convencional para quem decide trazer a tona no mundo literário a sua vida e compartilhá-la com o mundo. E exatamente por ser um livro “fora da caixa” que ele se torna especial. Por ser todo em quadrinhos, a leitura acaba sendo rápida, leve e atendendo diversos públicos diferentes em gênero e idade. As ilustrações em preto e branco também são algo que dão um toque especial, algo a mais para essa história que todos precisam conhecer.

Além de livro, Persépolis virou filme no gênero animação. Vale a pena de assistir, clique aqui e veja o trailer disponibilizado pelo ‘Adoro Cinema’.


Informações do livro:

ISBN: 978-85-359-1162-6

Autor: Marjane Satrapi

Editora: Quadrinhos na Cia.

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *