Conheça o Beco do Batman e a arte de rua de São Paulo

Em meio às vielas da Vila Madalena, está outro lado da cidade: muito mais colorido, repleto de vida e em constante transformação

São Paulo é agitada, caótica, cheia de problemas, mas acima de tudo isso, é uma caixinha de surpresas também. Prova disso, é andar por suas ruas e, de repente, se deparar com uma verdadeira galeria de arte, a céu aberto e de graça! Essa galeria, famosa entre os grafiteiros, chama-se Beco do Batman, e é a sugestão da vez do projeto “Seja + Turista”.

Em meio às ruas boemias da Vila Madalena, estão coloridas vielas que formam o Beco do Batman e o enchem de grafites e significados (que começaram a ocupar o lugar em 1980). Embora o espaço não seja muito grande (praticamente três pequenas ruas), ele mostra um pouco da diversidade que São Paulo tem e expõe o olhar de muitos grafiteiros, que deixam suas artes lá, expostas nas paredes, nas escadas e até no chão, para todos verem.

14

No local, que já se tornou ponto de referência do grafite em São Paulo, todas as paredes estão completamente preenchidas e dificilmente você encontrará um espacinho em branco. Democrático, como as ruas devem ser, o acesso é livre e a pintura também! Há, porém, o respeito pelos trabalhos mais recentes, que merecem permanecer por mais tempo, e por aqueles que são mais renomados. Assim, grafiteiros costumam conversar entre eles antes de cobrirem ou alterarem qualquer desenho.

Mais do que ver

10

Muitos dos visitantes do Beco do Batman, o procuram com uma finalidade: tirar fotos. E de fato, por haver muitos grafites, em qualquer parede que se encosta, uma bela foto se faz. Porém, o Beco é muito mais do que isso. Ao chegar ao local, a sensação é de adentrar um livro de contos. Com um pouco de atenção, é possível ver que, a cada grafite, uma página é virada e uma história nova é contada, vista, lida e aprendida.

Como as pinturas geralmente são cobertas por outras, o Beco e, consequentemente, suas histórias, mudam com o tempo. Isso provoca novas perspectivas e surpresas a cada visita, mas a essência artística das alegres vielas permanece ali, pronta para ser vista e interpretada por quem passa.

1

Abaixo, confira alguns dos grafites que a equipe do E.T.C. encontrou quando visitou o local (em dezembro de 2016), e perceba que alguns deles retratam bem a realidade do país, ou a imaginação dos que o fizeram.

Curiosidades

  1. Em 1980, um desenho do homem-morcego foi encontrado nas paredes do local. O fato acabou dando origem ao nome Beco do Batman, e fazendo com que estudantes de artes plásticas começassem a desenhar nas paredes das vielas próximas.
  2. Os primeiros desenhos feitos no local tinham influências cubistas e psicodélicas.
  3. Carros não são permitidos no Beco do Batman, que desde de Maio de 2016 só pode ser visitado à pé ou de bicicleta. Nesta data, o ponto turístico também recebeu iluminação de LED, o que facilita o passeio e a visão dos grafites durante a noite.

Quer conferir?

Para ver de perto os belos grafites do Beco do Batman, basta ir à Rua Gonçalo Afonso e/ou Rua Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena – Zona Oeste de São Paulo.

O acesso é gratuito e ininterrupto, já que as vielas são públicas e permanecem sempre abertas.

12

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Conheça o Beco do Batman e a arte de rua de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *