Em busca de ar puro e paz? No Jardim Botânico tem!

Como um bosque encantado, área é indicada para todos que admiram a natureza, gostam de botânica e buscam um lugar tranquilo dentro da cidade

São Paulo pode ser famosa por seus grandes prédios, mas também tem seus parques, seus cantinhos verdes e o seu Jardim Botânico (JBSP), que é considerado um dos melhores lugares da cidade para relaxar. Esse importante título, deve-se ao fato de estar em meio à mata atlântica, de ter uma área de 360 mil m² que se assemelham a um “bosque encantado”, e de conseguir manter um silêncio, combinado com ar puro, muito difícil de ser encontrado.

Mas esses são apenas alguns dos tantos motivos que há para conhecer esse lugar. Embora não permita animais de estimação, bicicletas, skates, patinetes e nem bolas (em prol da preservação das plantas), há muito o que se aproveitar no JBSP que, inclusive, oferece visitação monitorada, com duração de até 3 horas. Durante essa visitação, por exemplo, é possível aprender muito sobre a coleção de plantas e a biodiversidade paulista e brasileira.

Os botões do jardim

11

Além da bela vegetação, e das orquídeas que estão espalhadas por todo o Jardim, ele também conta com alguns feitos humanos que, em contraste com as cores da natureza, embelezam ainda mais o local e formam cenários que te fazem, instintivamente, parar para olhar. E isso acontece muito lá dentro.

Nas famosas escadarias, datadas de 1928 e inspiradas no Jardim Botânico de Upsala, na Suécia, o difícil é resistir a mais de uma foto. Nas estufas (feitas de ferro inglês), a beleza instiga a curiosidade dos visitantes, que entram para descobrir, em uma delas, muitas plantas tropicais, e na outra, exposições temporárias. Na Alameda Fernando Costa, construída e pensada para pessoas com mobilidade reduzida, a sensação é de uma passarela que o convida a desfilar em meio à calmaria. E no Museu Botânico, de 1942, o encanto fica por conta da arquitetura, que orna com todo o Jardim, mas principalmente por conta do vitral em suas paredes interiores, que expõe um pouco da riqueza da nossa flora.

5

Ao logo do extenso cumprimento do JBSP, há muito outros cantos a serem explorados. Portanto, quem realmente quiser conhecer todos os detalhes desse local quase mágico, coloque em seu trajeto algumas dicas imperdíveis: explore (mas explore mesmo!) a Trilha da Nascente; visite o Jardim dos sentidos, onde é possível tocar e sentir os perfumes das plantas; tire quantas fotos quiser do majestoso Portão Histórico; sinta a sensação de passar por dentro do Túnel de Bambu; e não deixar de conferir de perto as cores e a delicadeza das Ninféias (no lago de mesmo nome), que são símbolo do Jardim.

Por fim, deixe ue o ar puro e a natureza o guiem, pare onde se sentir mais confortável, sente-se em um dos muitos bancos do local, admire a inteligência e a beleza da natureza e aproveite a calmaria de um dos lugares mais bonitos e reflexivos da cidade de São Paulo!

13

Curiosidades

  1. O JBSP possui e conserva algumas espécies de árvores que estão em extinção. Dentre eles, o famoso Pau-Brasil, que pode ser encontrado em dois lugares: logo na entrada do Jardim Botânico, bem próximo à portaria, e no bosque do Pau-Brasil, nas áreas A e G.
  2. Uma das mais procuradas atrações do Jardim é o Portão Histórico, que foi o primeiro a ser colocado na área do Parque do Estado, em 1894, para dar acesso à captação de água que abastecia o bairro do Ipiranga.

Quer conferir?

Todo o encanto do Jardim Botânico está na Zona Sul de São Paulo, na Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda. Para quem vai de veículo particular, siga as placas que direcionam ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que é onde está o JBSP. Já para quem vai via transporte público, há pontos de ônibus bem em frente ao Jardim e a linha 4742-10 (Jd. Clímax), que passa em frente ao metrô São Judas, é uma boa opção.

O JBSP funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Nos feriados o Jardim segue o mesmo horário e só fecha nas seguintes datas: sexta-feira Santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Para aqueles que querem participar da visita monitorada, há dois horários disponíveis: das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

24

Post Author: Thais Brazil

3 thoughts on “Em busca de ar puro e paz? No Jardim Botânico tem!

    Felipe Calabrez

    (2 de dezembro de 2016 - 13:01)

    Pode acampar?

      thais2brazil

      (5 de dezembro de 2016 - 16:33)

      Olá Felipe, o Jardim Botânico tem muitas regras para a preservação de suas espécies e, além disso, fecha às 17h. Caso realmente queira acampar lá, indico contato diretamente com a administração do parque, para verificar a possibilidade. Mas se não der… garanto que vale uma visita!😉

    […] JARDIM BOTÂNICO: ar puro, beleza e respeito com a natureza. É isso o que se encontra em uma das áreas verdes mais bonitas da “terra da garoa”. Saiba mais! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *