Parque da Independência: para ver, aprender e amar

 

Marco brasileiro reúne história, beleza e o cenário perfeito para quem curte andar de skate, patins ou se exercitar ao ar livre

Onde a Independência do Brasil foi proclamada, e no bairro que é citado em nosso Hino Nacional, está um daqueles lugares que deveria ser obrigatoriamente visitado por todos que passam ou estão em São Paulo: o histórico Parque da Independência, no Ipiranga.

No local, o grande destaque fica por conta do neoclássico Museu Paulista, também chamado de Museu do Ipiranga. Porém, ao longo dos 160 mil m², há muitas outras atrações que merecem atenção e valem uma visita dedicada apenas a elas!

2

Esse é o caso, por exemplo, do Monumento à Independência (Altar da Pátria), que foi criado em 1922, em comemoração aos 100 anos da independência. Desde o seu projeto, e ao longo dos anos, o monumento sofreu diversas modificações, dentre elas, a criação da cripta que hoje contém os restos mortais de importantes personalidades, como D. Pedro I.

Atualmente, é possível subir nas escadas externas do Monumento, mas, graças a outras mudanças, os mais curiosos também podem conhecer o espaço interior, onde há a Capela Imperial. No local, o silêncio toma conta de tudo e funciona como a perfeita trilha sonora para esse lugar que é tão marcante e cheio de história. É realmente um local para aprender.

1

Já do lado de fora, são encontradas esculturas que representam a Inconfidência Mineira de 1789, José Bonifácio de Andrada e Silva, Hipólito José da Costa e Joaquim Gonçalves Ledo.

Outra atração que estimula o passeio por todo o parque, é o jardim localizado à frente do Museu, do lado oposto ao Monumento à Independência. Em estilo francês, ele foi projetado no início do século XX e recebeu influências até do Palácio de Versalhes. Embora tenha cerca de 100 chafarizes, que costumavam dar ainda mais brilho ao local, eles estão desligados e as fontes estão secas, mas ainda assim, mesmo sem uma gota de água, o jardim continua elegante e impressiona quem o vê pela primeira vez.

18

Esportes

A pratica de esportes no local realmente é uma atração a parte. Isso porque, em todos os cantos que se olha, seja no espaço asfaltado ao redor do Monumento à Independência, ou no belo jardim à frente do museu, sempre há alguém pulando corda, correndo ou fazendo abdominais, afinal, fica até mais fácil se esforçar um pouco diante da história e da beleza local, não é mesmo?

Mas se você prefere um pouco mais de aventura, como andar de skate, longboard e patins, saiba que o Parque da Independência também tem o cenário ideal para você. Existe uma grande e larga “avenida” (onde não circulam veículos), que corta grande parte do parque (do Monumento à Independência, ao jardim) e faz a festa dos mais radicais. É lá que os skatistas, por exemplo, praticam suas manobras à vontade e descem e sobem a espaçosa rampa. São tantos que, assisti-los, é quase um show.

7

Curiosidades

  1. O local possui vegetação bem diversificada, com 186 espécies de plantas, sendo que 8 delas estão ameaçadas, tais como a cabreúva, a grumixama e o palmito-jussara.
  2. Se der sorte, ao visitar o parque pode ser que veja algumas variedades de animais. Borboletas, os papagaios, periquitos, pica-paus, saguis e até gambás costumam marcar presença no lugar. Fique atento!
  3. A Casa do Grito,  que é outra atração do parque, supostamente existe desde a época em que o grito à independência foi dado (em 7 de setembro de 1822). A ideia ganha força devido ao quadro de Pedro Américo, chamado “Independência ou Morte”, onde é possível ver uma construção muito parecida com a que está hoje dentro do Parque. Porém, os documentos mais antigos da casa (que foram encontrados) são de 1844.
  4. O Monumento à Independência foi entregue inacabado no ano de 1922 e só foi concluído quatro anos depois.
  5. O Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, está fechado ao público, para reformas, e só será reaberto em 2022.

Quer conferir?

O Parque da Independência é um dos poucos que abrem bem cedo (às 5h) e fecham um pouco mais tarde do que o comum (às 20h). Portanto, aproveite esse horário de funcionamento e dê mais beleza ao seu dia, seja no começo ou no fim.

Quem quiser conhecer de perto o interior do Monumento à Independência, precisa ficar atento. Ele abre para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A entrada no parque é gratuita e ele está localizado Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga.

Bom passeio!

8

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Parque da Independência: para ver, aprender e amar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *