Conheça o outro lado da Catedral da Sé: a cripta

Na Catedral da Sé, uma das mais famosas igrejas do Brasil, estão sepultados 16 corpos. Mas eles não estão necessariamente dentro da igreja, e sim, abaixo dela, na espaçosa cripta de 1919. Apesar do passar do tempo, e de estar localizado no subsolo, o local também conserva um pouco da imponência que se vê em toda a catedral e, embora seja um lugar para mortos, a arquitetura ali está cheia de vida!

Lá dentro, além de 30 câmeras mortuárias (das quais 16 estão ocupadas com corpos de bispos e arcebispos que atuaram em São Paulo), há também um pequeno altar e algumas esculturas em mármore, mas as grandes atrações são os túmulos do primeiro índio a ser catequizado pelos jesuítas, Tibiriçá; do primeiro bispo brasileiro, Antônio Joaquim de Mello; do regente do império, padre Feijó; e mais recentemente, do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, cardeal Dom Paulo.

3
Algumas das câmaras mortuárias da cripta

Encanto neogótico

Mas como dito, a visitação à cripta (que dura cerca de 30 minutos), revela logo de cara outra importante e surpreendente atração: sua arquitetura. Diferentemente da estrutura externa, que possui traços neogóticos e renascentistas, o espaço ocupado pela cripta, de 619 metros quadrados, 7 metros de altura e 56 lugares (sentados) é completamente neogótico.

7
Pequeno altar

E sabe onde fica tudo isso? Logo abaixo do altar-mor da igreja. É nesse ponto que as colunas e o teto com arcos (presentes na catedral), se replicam, em tamanho menor, no subsolo. Com isso, a sensação que se tem é de um lugar secreto, riquíssimo, cheio de detalhes a serem descobertos, que está abaixo do solo, mas que é tão majestoso quanto qualquer outro canto desta igreja.

Curiosidades

  1. A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo.
  2. Embora a igreja tenha acesso à parte superior, visitas públicas não são permitas, só de funcionários.
  3. O cacique Tibiriçá, uma das grandes personalidades que estão sepultadas na cripta, foi quem escolheu o local onde a Catedral da Sé seria construída. Além disso, outro detalhe curioso, é que o nome dele, em tupi, significa “príncipe da terra”.
  4. Quem vê atualmente a cripta tão limpa e bem cuidada, não imagina que ela quase foi destruída por infiltrações, sujeira e até pichação. A recuperação ocorreu em uma restauração feita pela própria igreja, entre 1999 e 2002.
  5. Foi durante essa restauração que profissionais encontraram um Cristo, talhado em madeira, do ano de 1773.

Quer conferir?

A visitação à cripta da Sé só é permitida com o acompanhamento de um guia, portanto, fique atento aos horários da própria cripta, que é diferente do horário de funcionamento da igreja:

De segunda a sexta-feira, a cripta pode ser visitada das 10h às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, segue o mesmo horário de abertura, mas fecha às 15h. O valor de entrada é de apenas R$ 7,00, por pessoa.

Caso queira aproveitar o passeio para assistir à missa, confira abaixo os horários em cada dia da semana:
– de segunda e sexta-feira, às 9h, às 12h e às 18h.
– terça, quarta e quinta-feira, às 12h e às 18h.
– sábado às 12h.
– domingo às 9h, 11h e 17h.

1

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Conheça o outro lado da Catedral da Sé: a cripta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *