Resenha: Extraordinário (R. J. Palácio)

Um daqueles livros que deveria ser obrigatório para todas, TODAS, as pessoas do mundo.

August é um garoto que nunca foi a escola, não porque não queria, mas, sim, devido a sua aparência por conta da recuperação de suas diversas e frequentes cirurgias, além de sempre estar com a imunidade baixa. Porém, agora que sua saúde melhorou e as cirurgias não são mais tão frequentes, August vai poder fazer o quinto ano junto com as outras crianças de sua idade.

Auggie nasceu com lábio leporino e outras “pequenas anomalias” (como os médicos chamam). Esses fatores fizeram com que ele não tenha tido uma vida tão fácil desde muito pequeno, pois sempre atraia olhares e recebia apelidos cruéis –  o que fez com que ele usasse seu capacete de astronauta para se sentir mais “seguro” por algum tempo.

Como era de se esperar, na escola não foi diferente e August não poderia usar seu capacete para se sentir melhor. Algumas crianças tinham receio de olhar e se aproximar dele devido sua aparência sem saber como ele era por dentro. Exposto, ele não tem seus pais ou sua irmã para te proteger das maldades que podem chegar a ele no novo período da sua vida.

Algo que eu gosto bastante nesse livro são os preceitos do Sr. Browne. A cada aula os alunos devem anotar uma frase nova e esses preceitos nos ajudam a entender o que o livro quer nos passar. São frases como: QUANDO TIVER QUE ESCOLHER ENTRE ESTAR CERTO E SER GENTIL, ESCOLHA SER GENTIL. No fim do livro tem uma lista de todos os preceitos que foram citados ao longo do livro.

O livro não mostra a visão de tudo isso pelo August, tem capítulo que a história é contada pela visão de sua irmã, outros pelo namorado dela e até por um dos garotos que estudam com ele. Particularmente, acho maravilhoso poder ver a história por outro ângulo que não a de uma pessoa só.

15135725_10211301578838185_760584724_n.jpg

R. J. Palácio fez uma história maravilhosa. “Extraordinário” é um dos meus livro favoritos na vida! É um livro que quer passar a simples mensagem – e que todos já deveriam saber – que não devemos julgar as pessoas pela sua aparência e sim pelo o que são.

15086801_10211301578318172_546926668_n.jpg

Pode não ser fácil para Auggie essa mudança toda em sua vida, pode até ser doloroso, mas tudo que acontece vem para um bem, não é mesmo? Ou será que não?

Informações do livro:

ISBN: 978-85-8057-301-5

Autor: R. J.Palacio

Editora: Intríseca

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *