Na Av. 9 de Julho, um mirante para chamar de seu

Livre para poder visitar (sem consumir!), reunir amigos, ver exposições, feiras, cinema, ou simplesmente acompanhar o vai e vem de carros logo abaixo

Foram 76 anos de inutilidade. Mas o lugar cansou de ser “nada” e de ninguém, e tornou-se “tudo” e de todos! Nesta nova sugestão do #sejamaisturista, apresentamos o Mirante, localizado em cima do túnel da Avenida 9 de Julho, que foi redescoberto, transformado, aberto ao público e que, portanto, merece ser visitado por você!

Uma das razões para isso, é que o espaço é completamente livre! Livre para poder visitar, sentar, conversar, acessar a internet (Wi-Fi livre), namorar (com pudores em!), reunir, se apresentar, cantar, dançar, mostrar sua arte, treinar, tirar fotos, pensar na vida, discutir relação, e até trabalhar (porque não?), sem pagar nada. Isso porque, embora seja um espaço público-privado, que recebe apoio de empresas, o Mirante fica aberto gratuitamente, à todos.

2

E se você é daqueles que só vai aos lugares que tem comida, não se preocupe, pois há restaurante e cafeteria lá dentro, o que possibilita ótimas refeições (desde o café da manhã, até o jantar) em um dos lugares mais agradáveis e próximos da Av. Paulista. Mas diferentemente do que acontece na maioria dos estabelecimentos de São Paulo, o consumo no Mirante é apenas uma opção. Lá você também é livre para não comer ou não beber.

Outra motivação para visitar o local, são as atrações que ele oferece, pois não basta ser bonito, limpo, ter uma ótima vista da cidade e ser livre, o Mirante ainda transformou-se em um verdadeiro Centro Cultural, disponibilizando seu espaço para o cinema ao ar livre, exposições, projetos culturais, bate-papos, brunchs, happy hours, feiras, festas e até mesmo shows, com uma programação que pode ser conferida nesse site, ou no Facebook.

1

Curiosidades

  1. A inauguração do espaço que hoje é ocupado pelo Mirante, ocorreu em 1938.
  2. O local já foi ponto de encontro entre usuários de drogas e até recebeu o apelido de “Escada da Maconha”.
  3. Por 76 anos ele foi inutilizado. Mas atualmente é um exemplo do que deveria acontecer com tantos outros espaços públicos que não recebem atenção em São Paulo. Essa é uma das melhores representações que temos de ocupação dos espaços públicos.
  4. O Mirante já teve uma torre de observação, que foi destruída por volta de 1970, a pedido do prefeito Paulo Maluf, para a construção de novas vias.
  5. Durante a reforma do espaço para tornar-se o Mirante, foi encontrada uma gigante escada em espiral (com 100 degraus), datada de 1932, que leva a um pequeno ambiente, um tanto quanto claustrofóbico, que virou a Galeria Vertigem. O espaço destinado à arte suporta, no máximo, 15 pessoas.

Quer conferir?

O Mirante só fecha em um dia da semana, na segunda-feira. Portanto, de terça à domingo você pode visitá-lo das 10h às 22h, inclusive durante os feriados! Caso queira consumir na cafeteria, ela fica aberta entre 10h e 20h. Já o restaurante, esse abre um pouco mais tarde, às 12h, e fica até às 22h.

Como está localizado bem atrás do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o acesso ao Mirante é muito fácil! Quem quiser ir de metrô, basta descer na estação Trianon-Masp e pegar a saída em direção ao museu. Não tem erro!

7

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Na Av. 9 de Julho, um mirante para chamar de seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *