SESC Pompéia: um reduto de lazer

Muito além de cultura, o local disponibiliza espaços para oficinas, prática de esportes e, inclusive, cantinhos ideias para fugir do estresse diário

Falar de Sesc é automaticamente falar de educação, cultura, saúde e lazer! Mas se há em São Paulo um local que consegue unir tudo isso em uma espécie de reduto, ele está na Zona Oeste, mais especificamente na Rua Clélia, nº 93, em uma unidade do Sesc que também é carinhosamente chamada por Fábrica Pompéia.

A tal sensação de estar em um reduto, talvez deva-se pelas diversas atividades que podem ser praticadas lá dentro, mas em grande parte, deve-se pela estrutura onde essas atividades são realizadas. E se você nunca viu ou ouviu falar do Sesc Pompéia, basta olhar a foto abaixo para começa a entender.

14

É a distinta construção, muito diferente dos costumeiros prédios encontrados em São Paulo, que confere ao lugar um ar especial, de calmaria.

Seus tijolinhos, sustentam a criatividade artística desde muito antes de tornar-se Sesc (1962). Seus paralelepípedos, controlam a velocidade acelerada da grande São Paulo e obrigam os visitantes a “pausarem” um pouco, em prol do bem-estar. Suas janela (em formato de buracos), instigam a curiosidade e convidam mais e mais visitantes. E aquela que já foi um dia uma fábrica, tornou-se uma cidadela, onde se respira lazer.

Estímulo ao convívio

4

Como um bom reduto, seja cultural ou apenas de lazer, o Sesc Pompéia virou também um verdadeiro ponto de encontro. Isso porque, tudo dentro do espaço da antiga fábrica, permite com que os visitantes estabeleçam um bom convívio, tanto entre as pessoas que estão ali só de passagem, quanto com aqueles que trabalham, fazem atividades ou marcam encontros e reuniões ali dentro.

Um bom exemplo do estímulo ao convívio proporcionado nessa unidade do Sesc, são as mesas da área de alimentação, que são todas coletivas, como as de refeitórios de colégios, e incentivam muito a conversa. Outro ponto que merece destaque é a área de convivência, onde o conforto conquista a todos. Nesse ambiente, há até uma lareira para os dias mais frios, e um grande espaço destinado a exposições, que pode livremente e gratuitamente ser visto e admirado.

6

Na área externa, há ainda diversas mesas de concreto, onde as pessoas costumam fazer lanches, jogar conversa fora e interagir. Há também um grande deck, ideal para o banho de sol em dias quentes. Mas além disso tudo, em todos os cantos do Sesc, há a possibilidade de esquecer o que se passa do lado de fora dos portões, e se divertir como um turista (por um dia), ou adquirir novos conhecimentos (dedicando à fábrica mais tempo).

Atividades

Todas as características do Sesc citadas acima já seriam suficientes para visitá-lo. Entretanto, o refugio na Pompéia tem muito mais para oferecer. Só de oficinas de criatividade, são 8! Entre elas: fotografia, cerâmica, arte têxtil, marcenaria, artemídia, técnicas mistas, ateliê de gravura e projetos em teoria e história da arte. E tem biblioteca, com cerca de 6 mil obras, jogos de tabuleiro, jornais, revistas nacionais e acesso ao Wi-Fi.

Mas se o assunto é esporte, na cidadela do Sesc há espaço também. Porém, para ter acesso à academia, piscina, três ginásios e cinco quadras do local, é preciso apresentar cartão de matrícula, que pode ser feito através da Central de Atendimento, conforme disponibilidade.

Curiosidades

  1. Frase da arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pelo projeto do Sesc Pompéia, sobre o local: “O povo virá aqui e terá que se sentir bem com certos dados básicos, que são a solidariedade e a poesia. Não precisa sofisticação. Pretendemos criar uma atmosfera humana, de simpatia”. (Lina Bo Bardi)
  2. O Sesc Pompeia foi projetado em um lugar onde antes funcionava a fábrica de tambores dos irmãos Mauser, ou seja, foi construído em beneficio à arte, e continua cumprindo seu objetivo até hoje.
  3. Para tornar-se o Sesc Pompeia, a antiga fábrica passou por uma obra que durou 9 anos. A primeira inauguração aconteceu em 1982, e a segunda (e última), em 1986.

Quer conferir?

O Sesc Pompéia fica aberto ao público de terça-feira a sábado, das 9h às 22h, e de domingos e feriados das 9h às 20h. Mas atenção! Algumas atividades do local possuem horários diferenciados. Para consultar cada um deles, acesse aqui o site da unidade.

7

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “SESC Pompéia: um reduto de lazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *