Ícone do site E.T.C.

Entrevista com o cantor britânico em ascensão Joe Waller

Cantor de apenas 24 anos, começou a carreira há três anos e já encanta com músicas românticas

Ás 10 horas da manhã em São Paulo e ao meio dia na Inglaterra, iniciamos a conversa via Skype e o que esperava ser uma entrevista séria, foi mais que divertida. O Joe, além de ser talentoso, é muito simpático e começa a conversa agradecendo que a entrevista será em inglês, já que não fala nada de português. E ainda nos surpreendeu por conhecer um pouco do Brasil e por ter quase vindo para os jogos da Copa do mundo em 2014.

Joe Waller não tem uma história comum na música. Ele não começou o interesse por cantar e tocar desde criança ou desde a adolescência. Na verdade o objetivo de vida dele, desde pequeno, foi ser jogador. A música começou para ele há bem pouco tempo atrás: “Eu nunca pensei em ser um músico quando era mais novo. Eu não tinha comprado meu primeiro violão até eu ter 21 anos, que foi há três anos, no Natal na verdade. O namorado da minha irmã estava sentado tocando violão, e então eu sentei e fiz o pedido de um para mim. E depois eu completamente esqueci sobre isso, quando apareceu na minha porta que eu lembrei que tinha comprado um violão. Foi engraçado”, conta.

A compra do violão no Natal, enquanto estava um pouco bêbado, foi o que mudou a vida de Joe. E foi também com um pouco de bebida na história que Joe escreveu suas músicas. “Eu escrevo a maioria das minhas músicas enquanto estou bêbado também, mas não sou alcoólatra (risos). Só que quando eu tomo um drinque, meio que acontece.”

Meio preocupado com sua reputação Joe adverte: “Eu não estou bêbado agora, estou completamente sóbrio”, diz em meio a risadas.

O cantor que está fazendo uma turnê pela Inglaterra e está lançar o seu segundo EP, aprendeu a tocar sozinho com a ajuda de músicas do Jason Mraz e acompanhou vídeo aulas no Youtube. Além disso, sua primeira música foi gravada por ele, sem ajuda de ninguém e com um microfone que ele comprou por apenas 1 euro. A música chamada “Your perfect self” fez sucesso no iTunes, mas foi retirada de lá por estar com a qualidade de som afetada com relação as músicas atuais dele e por não representar mais as músicas do cantor. Por isso, somente as pessoas que a compraram ainda têm em seus celulares ou computadores.

Joe Waller ficou conhecido na Inglaterra – e em outros países – por participar da primeira fase do The X Factor UK onde ele interpretou sua música “Stay”, após não ter ido muito bem em uma música cover. E, apesar dele ter passado para a próxima fase do programa, resolveu sair por questões importantes para ele. “Foi difícil, mas na hora que eu estava indo para a audição, fiquei pensando em maneiras de entrar na indústria da música e pensei que se eu não tentasse aquilo, eu não saberia se iria gostar ou não. E a verdade é que não gostei muito. O programa é cover e eu não poderia cantar minha própria música lá. Além disso, eles meio que tentavam estruturar o que você ia dizer o tempo todo, não tem uma liberdade completa”, explica.

E então é com muito trabalho duro e um pouco de sorte que Joe continua fazendo sua música e chegando a lugares incríveis. Ele conta que uma das estratégias dele é pensar em uma banda ou artista que ele admira e traçar um objetivo de chegar naquele lugar. “Quando eu comecei eu peguei artistas que eu gosto e pensei ‘Eu quero chegar naquele ponto em dois anos’. E eu sabia que eles estavam trabalhando há seis ou sete anos, então eu teria que fazer o que eles fizeram nesse tempo em dois anos. Por exemplo, se eles fizeram 18 músicas em um ano, eu preciso fazer 3 ou 4 vezes essa quantidade. Essa era a ideia!”.

Joe Waller tem músicas bem românticas, dessas que você se apaixona ao escutar o primeiro toque, por isso perguntei se ele se considera romântico, e, em meio a risadas sem graça, ele responde: “Espero que sim. Acho que todo mundo estará se enganando se disser que não gosta de romance. Por que não gostariam? Quando um cara diz que não é romântico, acho que na verdade ele é sim”.

Quando perguntado sobre a sua música favorita, Joe cita uma nova que ainda não foi lançada oficialmente e traz de volta o assunto das bebidas. “Eu terminei uma música recentemente chamada ‘Alcohol’ – e incrivelmente parece que eu sou um alcoólatra agora (risos) – ela foi escrita sobre quando você sai com uma pessoa e percebe que você precisa dela mais do que pensava. Eu amo! Acho que essa é a minha favorita do momento”. E ele repete novamente “Eu não sou alcoólatra, prometo! Faz umas semanas que não tomo um drinque (risos)”. E para acalmá-lo eu digo que acredito plenamente em sua palavra, afinal, quem não fica bêbado de vez em quando? De amor ou de álcool mesmo?

Sobre o Brasil, Joe diz que adoraria vir ao país para acompanhar as Olimpíadas em agosto e, claro, fazer um show quando for possível.  Ele diz que sabe que o país é muito bonito, que o carnaval de rua aqui é enorme e que aqui foi o berço de grandes atletas do esporte.

Quer conhecer mais sobre o cantor? Acesse suas redes sociais, assista os vídeos e se apaixone (ou fique bêbado) nas músicas dele você também.

https://www.youtube.com/watch?v=91iV4sQuIL4

FacebookTwitterSite Oficial

Sair da versão mobile