Mercado Municipal de SP: mix de tradição e novidade que dá certo!

O “mercadão”, como é carinhosamente chamado, oferece mais do que produtos, e aos 83 anos continua atraindo muitos visitantes

Cheio! De frutas, açougues, bebidas, grãos, temperos, lanches, e de pessoas! É assim que está o majestoso Mercado Municipal de São Paulo. No local, a mistura de tradição e novidade atrai, encanta e dá mais sabor ao mercado que, há muito tempo, deixou de ser só um ponto de venda, transformou-se em ponto turísticos, e conquistou um público diferente, que não o visita em busca de compras, mas sim, de lazer!

Contudo, até mesmo o lazer lá encontrado está ligado ao grande atrativo do local: a gastronomia! Seja no andar térreo, por onde se entendem as lojas e os mais diversos produtos, ou no estreito andar superior, ocupado somente por restaurantes, todas as atenções são voltadas para eles: os alimentos. Afinal, quem nunca ouviu falar no gigantesco sanduíche de mortadela, no bolinho de bacalhau, ou no recheado pastel do Mercadão?

IMG_6677.JPG

A tradição e a fama, de fato, os precedem. E fez com que lanches simples como esses se tornassem uma excelente escolha para um almoço descontraído, no fim de semana, rodeado de turistas, em um prédio antigo, no centro da cidade. Essa combinação toda, com clima único em toda São Paulo, só poderia resultar em sucesso, grande público e enormes filas, que valem a pena (e o estômago agradece!), nos principais restaurantes do mercado.

Quanto às novidades do mercadão, essas ficam por conta da variedade de frutas, que é constantemente atualizada com a chegada de alguma nova espécie. Na segunda semana do ano, quando a equipe do E.t.c. visitou o local, a tendência do momento era a uva sapphire, encontrada em várias bancas do Mercadão, e o recém chegado melão matice, que também costuma ser chamado de albino ou rajado e é mais docinho que o melão comum, e que teve sua primeira safra brasileira só no final de 2015, o que o mostra a rapidez que as novas frutas chegam ao Mercadão.

Uva e Melão

Curiosidades do Mercadão

Ao invés de corredores, ruas!                                                                                                  

Com mais de 12 mil metros quadrados de extensão, e cerca de 300 boxes, o Mercadão conta corredores que são chamadas de ruas e tem até placa de sinalização, que ajudam muito os visitantes (principalmente os mais perdidos) a encontrarem o que precisam. Além de útil, combinam com a arquitetura do local e, vejam… É um charme só!

IMG_6696

Acesso ao subterrâneo

Os maiores atrativos do mercado, obviamente estão do térreo para cima. No entanto, abaixo de tantos alimentos de cheiros e cores diferentes, quem resolver ir ao banheiro terá que descer ao subsolo e percorrer longos corredores subterrâneos. Com a luz fraca, a sensação ao andar pelo local é de voltar ao passado e adentrar alguma passagem secreta, em pleno centro de São Paulo, no lugar que, um dia, já foi abrigo de tropas do exército.

Iguarias únicas

De volta ao térreo, a curiosidade não acaba! Aliás, só surpreende cada vez mais, com iguarias jamais imaginadas e, em alguns casos, encontradas somente lá. Em uma das bancas visitadas, a equipe do E.t.c. encontrou, por exemplo, tripa seca bovina, geralmente procurada para se fazer torresmo ou farofa de tripa.

IMG_6705

Preços próprios

Ir ao Mercado Municipal de São Paulo é uma experiência recomendada a todos. No entanto, se for para fazer a compra do mês, pode ser que a conta saia cara, afinal, este é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e, portanto, tem lá seus preços diferenciados. Para evitar prejuízos, pesquise, fora e dentro do Mercadão, só não se esqueça de ser turista por um dia, curtir o local e a simpatia e a gentileza dos vendedores.

Brinde à altura!

Com tamanha estrutura, que até conta com vitrais vindos da Alemanha, o Mercadão também tem seu setor de bebidas alcoólicas. E que setor em! De longe já é possível enxergar diversas e enormes garrafas de bebidas, feitas em tamanhos especiais, que chamam atenção de todos que passam, amantes ou não do álcool. Afinal, em uma visita ao majestoso, em um dia de turista, porque não se render à uma dose? Mas se for para brindar, lembre-se: que seja à ele… ao nosso (e de todos) Mercadão!

IMG_6728

Post Author: Thais Brazil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *