Surpresas e muita música no Grammy 2019

Por Carolina Costa

O Grammy 2019 aconteceu neste último domingo, dia 10, e com certeza foi um dos melhores EM ANOS. A presença feminina dominou as principais categorias e as performances musicais foram inesquecíveis. No prêmio mais importante da noite, o Álbum do Ano, a grande vencedora foi a cantora de country Kacey Musgraves, com o disco Golden Hour, que também ganhou na categoria Melhor Álbum Country, Melhor Música Country com Space Cowboy e Melhor Performance Country Solo, por Butterflies. Lady Gaga também foi uma das grandes vencedoras da noite. A cantora ganhou 3 Grammys, incluindo Melhor Canção escrita para uma mídia visual e Melhor Perfomance em Dueto com Shallow, e Melhor Performance Pop Vocal Solo, com Joanne (Where do you think you’re going?). Childish Gambino levou 4 prêmios nas categorias de Música do Ano, Gravação do Ano, Melhor Performance de Rap e Melhor Clipe com This is America.

FOTO: divulgação

Cardi B não saiu de mãos abanando do Grammy e levou o prêmio de Melhor Álbum de Rap, sendo a primeira mulher como artista solo a ganhar o gramofone nessa categoria, antes a única mulher a ganhar foi Lauryn Hill como parte do grupo Fugees. Na categoria Best New Artist, Dua Lipa venceu fortes concorrentes e levou pra casa pela primeira vez esse um Grammy. A cantora também venceu na categoria de Melhor Gravação Dance por Eletricity. Ariana Grande também conquistou seu primeiro Grammy na categoria Melhor Álbum Vocal Pop com Sweetener.

Outro destaque é a cantora H.E.R. que venceu o Grammy de Melhor Álbum R&B por seu álbum homônimo, além de também vencer na categoria Melhor Performance R&B com Best Part. Já nas categorias Rock, o Melhor Álbum foi From The Fires de Greta Van Fleet, Melhor Canção para Masseducation de Jack Antonoff e Annie Clark, gravada por St. Vincent e um prêmio póstumo foi entregue para Chris Cornell, na categoria Melhor Perfornance Rock por When Bad Does Good. Seus filhos receberam o Grammy bastante emocionados no palco.

FOTO: divulgação

Momentos especiais e polêmicas

A apresentação da premiação foi feita por Alicia Keys que, logo no início, chamou convidadas especiais para falarem sobre a importância da música. Entre elas, Lady Gaga, Jada Pikett-Smith, Jennifer Lopez e, ninguém, ninguém menos, que Michelle Obama, que foi ovacionada pela plateia.

Apresentações estonteantes marcaram a noite, que foi aberta por Camila Cabello cantando seu maior hit, Havanna, que contou com a participação de Rick Martin e J Balvin, que cantou um trecho do seu sucesso Mi Gente. Cardi B cantou seu último single Money, Shawn Mendes e Miley Cyrus encantaram todos com um dueto de In My Blood, Janelle Monáe com Make Me Feel, Kacey Musgraves com Rainbow e Lady Gaga fez uma primeira performance televisionada da canção Shallow, em uma versão rock ao lado de Mark Ronson. Alicia Keys mostrou seu talento no piano tocando dois ao mesmo tempo enquanto cantava sucessos de vários artistas e dela mesma.

A noite contou com homenagens a Aretha Franklin, que faleceu em agosto de 2018. As cantoras Yolanda Adams, Fantasia e Andra Day fizeram um tributo cantando a famosa canção (You Make Me Feel) A Natural Woman. Dolly Parton, um dos maiores ídolos da música contry americana, também ganhou uma homenagem feita por Miley Cyrus, Katy Perry, Kacey Musgraves e Little Big Town. A diva Diana Ross também esteve entre as apresentações e performou The Best Years of My Life e Reach Out and Touch em comemoração ao seu aniversário de 75 anos.

FOTO: divulgação

Uma das polêmicas da noite foi a entrega do prêmio de Melhor Canção de Rap para Drake com God’s Plane. Após ter boicotado a premiação várias vezes e não ter confirmado sua participação nesta, o rapper apareceu para receber seu Grammy e disparou “Se você tem pessoas que estão cantando suas canções palavra por palavra, se você é um herói em sua cidade natal, se você emprega pessoas, se há outras que saem na chuva e na neve, gastando seu suado dinheiro, para comprar ingressos para os shows, você não precisa disso aqui. Você já ganhou.” Em seguida, o microfone do astro foi desligado e a emissora CBS foi para os comerciais. Na manhã seguinte, os produtores do evento enviaram nota para a revista Variety reconhecendo o erro. “Naquele momento, os produtores presumiram que ele tinha terminado e então cortaram para os comerciais. No entanto, os produtores falaram com Drake após seu discurso, e ofereceram-lhe a oportunidade de voltar ao palco para terminar o que ele tivesse para falar, mas Drake disse que estava feliz com o que foi dito, e que não precisava adicionar mais nada”, explicaram.

No prêmio de Melhor Álbum de Rap que, como falamos, foi entregue a Cardi B, também surgiu polêmicas em seguida. A rapper Nicki Minaj retirou sua participação no festival BET Experience após o twitter oficial da premiação publicar que a artista estava sendo “arrastada pelo cabelo” após a vitória de Cardi. A estrela anunciou publicamente que não participará mais do festival e encorajou seus fãs a pedir o reembolso.

FOTO: divulgação

A próxima grande premiação será o Oscar, que acontece dia 24 de fevereiro pelo canal TNT a partir das 23h30.

Leia também

GRAMMY AWARDS: O que esperar da maior noite da música

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *