Conheça “Guerra Fria”, fillme indicado ao Oscar 2019 – já em cartaz nos cinemas

Sem preencher toda a tela do cinema e sem cores, “Guerra Fria” te leva ao passado, literalmente, com o enredo e a aparência cinematográfica em preto e branco. Indicado como melhor filme estrangeiro da premiação do Oscar 2019, ao lado de filmes como “Assuntos de Família” (Japão), “Capharnaüm” (Líbano) e”Nunca Deixe de Lembrar” (Alemanha), segue na disputa principalmente com “Roma” (México), considerado o grande favorito.

O nome pode te levar a esperar outro tipo de filme, mas o foco não é exatamente a Guerra e nem a passagem de tempo, e sim o casal  Zula (Joanna Kulig) e Wiktor (Tomasz Kot). O longa começa com a busca de pessoas e suas músicas “camponesas” para a apresentação de uma espécie de escola de artes, onde os dois, digamos que professor e aluna,  se conhecem e começam uma história de amor. A trama segue por 15 anos, entre idas e vindas, e apesar de sempre estarem com outras pessoas ou até mesmo novos trabalhos, o amor entre os dois é algo tão forte que nenhuma dessas circunstância importa.

Conforme o passar dos anos, em cada um encontro podemos ver o cansaço entre o casal. A trama não retrata a Guerra Fria, mas sim a Guerra que ambos vivem lutando para tentar finalmente ficarem felizes e juntos. A demonstração de afeto e amor não é feita por palavras, como estamos acostumados a ver em outros romances. A melhor comunicação e demonstração de sentimento acontece quando estão juntos e em silêncio, assim é possível sentir a melancolia junto com eles.

 

Exibido no 71º Festival Internacional de Cannes, em 2018, e apesar de não ser o tipo de filme que a maioria das pessoas estão acostumadas a ver, inclusive eu, “Guerra Fria” te leva a refletir, não exatamente no mesmo momento que sai no cinema, mas até algum tempo depois.

O drama conquistou 3 indicações ao Oscar (melhor direção, melhor filme estrangeiro e melhor cinematografia), e está em cartaz nos cinemas. Você pode conferir aqui  o termômetro do Oscar.

Ficha:
Guerra Fria (Cold War)
Diretor – Pawel Pawlikowski
Roteirista – Pawel Pawlikowski, Janusz Glowacki e Piotr Borkowski

 

Leia também:
PREMIAÇÕES 2019: o que aconteceu até agora

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *