PREMIAÇÕES 2019: o que aconteceu até agora

Por Carolina Costa

Globo de Ouro, Critics Choice e SAG Awards: a maratona de premiações 2019 já começou e o E.T.C. fez um resumão de tudo que aconteceu até agora em Hollywood.

CINEMA

Até o momento, tivemos duas importantes premiações do cinema que apontaram o destino do Oscar, a maior premiação de todas (que aguardamos ansiosamente). O ano começou com o Globo de Ouro. Promovido pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, a premiação teve como anfitriões a atriz canadense, Sandra Oh, e o protagonista da série de comédia Brooklin Nine-Nine, Andy Samberg. Como sempre, as apresentações contam com muito humor ao introduzirem os indicados da noite. Sandra Oh não perdeu a chance de, literalmente, tirar um sarro da frase de Lady Gaga que virou meme durante a promoção do filme Nasce Uma Estrela. “Podem ter 100 pessoas em uma sala, e 99 não acreditarem em você, mas tudo que você precisa é que o Bradley Cooper acredite”, brincou a atriz.

Falando em Nasce Uma Estrela, a única estatueta que o filme levou na noite foi de Melhor Canção Original, por Shallow. A favorita pelo público e pelos críticos não decepcionou e entregou a Lady Gaga seu segundo globo de ouro da carreira.  A canção também foi premiada no Critics Choice Awards. Já Bradley Cooper, até o momento, não foi reconhecido em nenhuma categoria que foi indicado, nem o ator coadjuvante, Sam Elliott.

Lady Gaga perdeu na briga pelo prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama, no Globo de Ouro e no Screen Actors Guild Awards, que aconteceu no último final de semana, para Glenn Close, em A Esposa. Porém, para sua surpresa, o Critics Choice decidiu como empate a categoria e premiou Glenn e Gaga, que fez um discurso muito emocionada.

FOTO: divulgação

O grande vencedor na categoria de Melhor Diretor foi o mexicano Alfonso Curón pelo filme Roma. O destaque desse filme, assim como o da atriz principal, Yalitza Aparacio, é a grande surpresa desse ano.

O Globo de Ouro e o SAG Awards foram unanimes na escolha do melhor ator, apontando Rami Malek, por sua atuação como Freddi Mercury em Bohemian Rhapsody, como um dos favoritos pro Oscar. Porém, o Critics Choice escolheu Christian Bale, pelo filme Vice, como melhor ator, o colocando firme na disputa. Bale também venceu a categoria de Melhor Ator em filme de comédia, pelo mesmo longa. Assim também foi na categoria Melhor Filme, sendo Bohemian Rhapsody vencedor no Globo de Ouro e Roma como vencedor no Critics Choice.

FOTO: divulgação

Na categoria Ator Coadjuvante, Mahershala Ali ganhou em todas as premiações até o momento, por sua atuação em Green Book – O Guia, sendo apontado como um dos favoritos ao Oscar, apesar de ter ganhado em 2016 por Moonlight: Sob a Luz do Luar, na mesma categoria. Na categoria Atriz Coadjuvante, Regina King venceu por Se a Rua Beale Falasse, no Globo de Ouro e Critics Choice, e Emily Blunt foi reconhecida pelo SAG Awards por Um Lugar Silencioso.

Outros vencedores em destaque são Roma em Melhor Filme Estrangeiro; Green Book como Melhor Filme de Musical ou Comédia; Olivia Colman como Melhor atriz em Musical ou Comédia por A Favorita; Melhor Roteiro para Green Book e Melhor Animação para Homem-Aranha no Aranhaverso.

No SAG Awards, Pantera Negra foi considerado o Melhor Elenco do cinema pelos atores, sendo o primeiro elenco de um filme quase todo composto por atores negros.

FOTO: divulgação

TELEVISÃO

A série The Americans, do FX, que já está na 6ª temporada, foi eleita a melhor série de drama nas duas premiações. Como melhor minissérie, o destaque foi para American Crime Story – O Assassinato de Gianni Versace. Da mesma série, venceu na categoria Melhor ator de minissérie Darren Criss. Patricia Arquete foi a melhor atriz em minissérie ou filme para TV por Escape at Dannemora. O Critics Choice Awards surpreendeu novamente ao dar o prêmio nessa categoria não só para Patricia, como também para Amy Adams em Objetos Cortantes, da HBO.

Sandra Oh, a eterna Cristina Yang, de Grey’s Anatomy, agora é a protagonista da série Killing Eve e foi considerada a melhor atriz em série de drama. Matthew Rhys, de The Americans, foi o melhor ator de série dramática, no Critics Choice Awards. No Globo de Ouro, Richard Madden, de Bodyguard, levou a melhor e na escolha dos atores, no SAG, Jason Bateman, de Ozark, levou a estatueta.

FOTO: divulgação

Outros vencedores foram: Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática, no Critics Choice, Noah Emmerich por The Americans, Thandie Newton como Atriz Coadjuvante em Série Dramática por Westworld, Bill Hader como melhor ator em série de comédia por Barry e Michael Douglas na mesma categoria, no Globo de Ouro. Melhor atriz em série de comédia levou Rachel Brosnahan por The Marvelous Mrs. Maisel; Melhor ator coadjuvante em minissérie, Bem Whishaw por A Very English Scandal e atriz coadjuvante Patricia Clarkson, em Objetos Cortantes.

O SAG Awards escolheu como melhor elenco os atores de This is Us, uma das mais bem-sucedidas séries dramáticas dos últimos anos.

FOTO: divulgação

A próxima grande premiação será o Grammy Awards, no próximo dia 10 de fevereiro, e em breve você confere aqui no site o que esperar da maior noite da música mundial.

Para saber mais sobre cinema, séries e música só ficar ligado no E.T.C. e nas nossas redes sociais!

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *