Doug Jones em SP – coletiva com o ator, Star Trek Discovery e StarCon

Por Jaqueline Oliveira*

Ele escolheu: Capitão Kirk! Claro que com justificativa: “eu amo o Capitão Kirk porque ele foi o meu primeiro capitão e isso é muito nostálgico. Eu nasci em 1960 e o show começou em 1966. Já por razões, como “Oh, meu Deus, que ator incrível!”, seria Capitão Picard. Patrick Stewart é um ator fantástico e um cavalheiro”, exalta Doug Jones em coletiva de imprensa, na última quinta, 31.

Carismático, simpático e extremamente talentoso, Doug Jones veio, em sua primeira visita ao Brasil, para a convenção StarCon – Os Mundos de Doug Jones, que acontece neste sábado, 02, e na coletiva nos surpreendeu com outras afirmações e histórias sobre suas atuações e seus personagens atípicos em outros universos.

Com mais de 3o anos de carreira, Doug é conhecido e reconhecido por ser um ícone em interpretações e caracterizações de personagens pra lá de diferentes no cinema e TV. Com um histórico em contorcionismo e mímica, ele dá vida a criaturas únicas e monstros, como em seus papéis em “O Labirinto do Fauno”, “Helboy” e “A Forma da Água”. Numa fiel parceria com o cineasta Guilhermo del Toro (4 Oscar por “A Forma da Água”, sendo por Melhor Direção e Melhor Filme, projeto que tem atuação de Doug como a criatura aquática), Doug já estrelou, também, em “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”, interpretando um dos personagens da Marvel.

FOTO: Bruna Camilo

Ele afirma que quando conheceu Stan Lee, perguntou a ele a razão de o Surfista Prateado ser seu personagem favorito.”Ele respondeu: ‘Este é um personagem que eu posso falar das condições humanas, sobre o que  os humanos fazem com o planeta e com eles mesmos, sob a ótica de um alien que está só de visita’. Eu fiquei muito impressionado por saber que o Surfista Prateado era seu herói favorito. Foi uma honra e Stan Lee será lembrado”, disse.

Perguntado sobre seus personagens e qual ele gostaria de reviver, Doug foi enfático: “em Helboy, parte 2, como “Ab Sapien”. Foi uma viagem para mim”. Ele também enfatizou que adoraria refazer “Hocus Pocus” em  “Halloween”, agradando muito alguns ouvintes na coletiva.

Imagem – divulgação

Agora, como seu personagem mais emblemático, o anfíbio de “A Forma da Água” ganha estrelas. “Esta foi a criatura que mais demorou para desenvolver o visual. O truque era fazer a apresentação dele mais bonito não só como criatura, mas também sexy, porque o homem-anfíbio precisava ser atraído por uma mulher, e no final foi um dos personagens mais bonitos que já interpretei”, disse rindo.

Sobre trabalhar ativamente com del Toro, Doug deu algumas pistas sobre alguns próximos projetos. “Ele está falando sobre algumas coisas… rumores… Ele tem o filme “Nas Montanhas da Loucura” e também tem uma criatura agora para mim, mas ambos os projetos, pertencem ao indeterminado”.

Imagem – divulgação

Desde 2017, ele tem feito a série “Star Trek: Discovery”, interpretando o Comandante Saru. E comemorando a estreia da segunda temporada da série, com um ep novo a cada dia na Netflix, a coletiva pré StarCon caiu como luva para ele falar mais sobre esse universo fantástico que é Star Trek. Ele lembra que a série tem a longa história de usar elementos sociais e políticos do mundo e usá-los na ficção. “O que eu amo nisso tudo é que nós não falamos isso diretamente no nosso seriado. Os personagens falam uns entre os outros e não notam que são de raças, sexos e opções sexuais diferentes porque nós estamos no futuro, e já ultrapassamos tudo isso”, enaltece. 

A coletiva ainda teve a presença de Fábio Moura (dublador do Saru – Doug Jonas) e de Marcos Klein, guitarrista da banda Ultraje a Rigor (e conhecido por tocar versões de temas da série Star Trek), além da equipe da Nova Frota, idealizadora da StarCon.

FOTO: Bruna Camilo

StarCon acontece sábado, 02, no Teatro Eva Wilma, no Tatuapé, em São Paulo, e tem apoio de Sony/Paramount, Meliá e FlyTour, também registra a chegada da primeira temporada da série em DVD no Brasil.

Além da participação de Jones, que fará uma apresentação no palco, uma sessão de autógrafos e de fotografias, a convenção terá muitas outras atrações, como concurso de cosplay, painéis de discussão, palestras e game show. A programação completa está no hotsite https://starcon.novafrotabr.com, onde os ingressos podem ser adquiridos, a partir de R$ 29,90.

Para saber mais sobre entrevistas, acesse aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *