Marie Kondo

Marie Kondo: a magia da arrumação

Devoramos o show e testamos o método da organizadora profissional do momento

Marie Kondo faz sucesso no Brasil desde que a Jout Jout fez aquela video-resenha ma-ra-vi-lho-sa contando como as técnicas da japonesa louca por organização desde a escolinha (num trecho do livro ela chega a contar que enquanto os coleguinhas brincavam, ela se divertia organizando os armários da escola) mudaram sua vida doméstica. Pois bem, o Netflix decidiu transformar o método de Marie em um reality show, e assim fomos agraciados com “A Magia da Arrumação“, que tem viralizado e gerado vários memes engraçados pelo mundo!

A Magia da Arrumação: o quê é?

A dinâmica do Reality é bem simples: em cada episódio somos apresentados a uma família com perfil diferente – pais com filhos pequenos, filhos adolescentes, casais aposentados, solteiros, viúvas…em comum, existe o stress causado pela incapacidade de organizarem suas casas de maneira que considerem satisfatória. Então surge Marie Kondo, que consegue ser ao mesmo tempo fofa e delicada ao transmitir seu método e orientar cada família a segui-lo – taí uma diferença grande entre esse reality e outros dedicados a mostrar  make overs de casas: nele, os próprios moradores são responsáveis pelo processo de transformação, tendo em Marie mais uma figura de consultora do que de agente das mudanças feitas na casa.

O método de Marie consiste em organizar as coisas por tipo, em vez de por cômodo. Tudo que tem no espaço é dividido em 5 categorias: roupas, livros, papeis, coisas de valor emocional e miscelâneas, nome atribuído aos artefatos de cozinha, banheiro e garagem. Cada categoria tem que ser posta num só ambiente, para dar a noção do montante acumulado ao longo da vida. Cada pilha de coisas é, então, separada entre o que será mantido e depois jogado fora. O critério de escolha, principalmente no caso de roupas e livros, é bem simples: isso te traz alegria? Se a resposta for negativa, jogue fora.

Marie Kondo: confira os melhores memes!

 

 

Créditos: Buzzfeed

 

Créditos: Know Your Meme

*Tradução: depois de uma discussão acalorada com Marie Kondo, decidi me jogar no lixo

 

Créditos: Cheezburger

Tradução: Marie Kondo deveria apresentar o Oscar e colocar todos os indicados no lixo quando eles subissem pra receber o prêmio

Testei o método da Marie Kondo nas minhas roupas

O primeiro impulso que temos ao assistir o show é demolir o guarda roupa, doar tudo pra caridade e passar o resto da vida com 3 blusinhas pretas e dois jeans. Sendo assim, decidi aproveitar a mudança iminente para testar o método Kondo nas minhas roupas. O resultado:

Parte 1 – separar as malas com roupas:

 

Parte 2 – Jogar tudo numa grande pilha no meio da sala:

 

Parte 3 – Escolher as coisas importantes e separar as que trazem bons das que trazem maus sentimentos

 

4 – O resultado:

 

Conclusão:

Seguindo as instruções de Marie, consegui economizar duas malas de espaço no montante de roupas, e separar suas sacolas para doação – o que é impressionante se considerar que eu já havia feito uma triagem significativa ao arrumar as malas. Além de tudo, foi divertido arrumar tudo enquanto assistia os demais episódios do show!

Para ficar por dentro do mundo das séries, siga ligado no E.T.C!

 

Post Author: Rê Schmidt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *